Cancelado depoimento da Aneel na CPI do Aumento de Energia Elétrica
O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Aumento da Tarifa de Energia Elétrica, deputado Lula Morais (PCdoB), informou que o depoimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ao colegiado, que aconteceria nesta quarta-feira (08/07)
Publicado 09/07/2009 09:04 | Editado 04/03/2020 16:34
Em nota encaminhada nesta madrugada à AL, o superintendente substituto de Relações Institucionais da Agência, André Freire de Carvalho de Venâncio, não informou os motivos da ausência. Disse apenas que encaminhara à CPI um pacote de documentos solicitados pelos membros da comissão, dentre eles cópias de contratos, laudos e documentação interna sobre o reajuste tarifário anual.
A CPI reúne-se na manhã de hoje (09/07), para decidir que instrumentos legais podem ser utilizados pela Assembléia para envolver tanto a Aneel quanto a Petrobras nas investigações. “Achei uma falta de respeito e de responsabilidade (o cancelamento), porque não estamos aqui brincando. As informações que queremos são de interesse público”, lamentou Lula.
Já o vice-presidente da Comissão, deputado Roberto Cláudio (PHS), ponderou que, pelo fato de ser apenas convidada, a Aneel tem a prerrogativa de não comparecer sem sofrer qualquer sanção judicial. Contudo, adiantou que a comissão vai se utilizar de todas as ferramentas legais para ouvir as partes que considerar necessária. “Não foi agradável cancelar. Fica incompleta a compreensão da tarifa se não a escutarmos”, pontuou.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL