Vereador realiza debate ''Crack e degradação social''
Atendendo convite do Vereador Namy Chequer (PCdoB-ES), especialistas e autoridades debateram o uso de Crack e a degradação social que essa droga provoca em Audiência Pública realizada na Câmara de Vitória no dia 06/07.
Por Marcel
Publicado 09/07/2009 23:56 | Editado 04/03/2020 16:42
A Audiência Pública ''Crack e degradação social'' contou com a participação do Raper Dogg, cineasta e videomaker de Porto Alegre e militante da Nação Hip-Hop. Seu vídeo ''A Maldição da Pedra'', vencedor do 16° festival de Gramado, foi exibido no início do evento. O Raper Dogg faz um trabalho com o objetivo de exibir o sofrimento daqueles que lutam contra vício do Crack.
O objetivo da Audiência que contou com a presença de cerca de 200 pessoas representando diversas entidades e órgãos públicos não foi se restringir apenas ao aspecto do Crack como problema de saúde nem a sua criminalização. De acordo com o vereador, o debate visa alertar a sociedade para o alto potencial de degradação social na destruição do indivíduo, no estremecimento do ambiente familiar, na interrupção da vida e das perspectivas de uma geração de jovens. Enfim, o Crack como ferramenta de destruição em massa.
O doutor e professor do Departamento de Transplante da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia (UCLA), especialista em pesquisa e tratamento de dependência química e emocional, além de coordenador do Instituto Mikeil Chequer, na Califórnia, para tratamento de dependentes químicos, João Chequer foi um dos componentes da mesa. A também doutora em psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo e em políticas públicas pela Universidade do Texas, Marluce Miguel de Siqueira, que é coordenadora científica do Núcleo de estudos sobre álcool e outras drogas, também participou do debate.
Outros componentes da mesa foram: o diretor da Associação Capixaba de Redução de Danos (Acard) e membro do Movimento Nacional de Direitos Humanos, Isaias Santana; o coordenador do Núcleo de Prevenção do Uso e Abuso de Drogas da Polícia Federal, Expedito Jorge Tavares de Souza; a secretária municipal de Assistência Social, Ana Maria Petronetto Serpa; o deputado estadual Josias da Vitória; a diretora do Centro de Prevenção e Tratamento de Taxicômanos do município de Vitória (CPTT), Isís Nascimento.
Alguns pontos que fizeram parte do debate foram: discussão sobre o problema para fazer o diagnóstico e o dimensionamento da situação; conscientização e mobilização dos agentes públicos, da iniciativa privada e da comunidade para trabalhar de forma organizada e sistêmica, sempre buscando equacionar os danos causados pelo Crack.
A arregimentação de recursos humanos qualificados e comprometidos com a luta pela prevenção contra o vício; o tratamento e a repressão ao tráfico da droga e a formação de um banco de dados como forma de organização e gestão da rede também foram pontos discutidos.
Os vereadores Neuzinha de Oliveira (PSDB), Sérgio Magalhães (PSB), Dermival Galvão (PMDB), Fabrício Gandini (PPS) e Juarez Vieira (PSB) também estiveram presentes no evento.
Relatório da Audiência com os enfoques abordados e propostas será encaminhado às autoridades públicas em todas as esferas e às várias organizações que abordam a problemática do crack.
Participantes da Audiência
Associação Capixaba de Redução de Danos – Acard
Centro Comunitário da Ilha do Príncipe
Conselho Tutelar de Vitória
CARITAS
Conselho Popular de Vitória
Centro de Atendimento Dia/ Secretaria Municipal de Assistência Social
Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD
CRPIG
União da Juventude Socialista – UJS
Casa do Estudante Capixaba – CEC
Ouvidoria da PMV
Assessoria do Senador Magno Malta
Mandato do Deputado Cláudio Vereza
Partido Comunista do Brasil – PCdoB
Partido Socialista Brasileiro – PSB
AMART
Secretaria Municipal de Segurança Urbana – SEMSU
Movimento Comunitário de Caratoira
Secretaria Municipal de Esportes – SESPORT
Centro de Prevenção e Tratamento de Taxicômanos do município de Vitória – CPTT
Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia – EMESCAM
Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-ES
Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
Prefeitura Municipal de Fundão
Movimento Nacional de Direitos Humanos
Núcleo de Prevenção do Uso e Abuso de Drogas da Polícia Federal
Núcleo de Estudos Sobre Álcool e Outras Drogas – UFES
Associação de Moradores da Praia do Suá
Fundação Vida
Associação Médica Homeopática Brasileira – AMHB
Ação da Cidadania
Secretaria Municipal de Saúde
Boca de Arte
Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIMES
União Brasileira de Mulheres – UBM-ES
Sindicato dos Professores da Rede Privada – SIMPRO
Guarda Municipal de Vitória
Comissão de Segurança da Assembléia Legislativa
Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB-ES
Secretaria de Ação Social de Vila Velha
Juventude do PT
Igreja Assembléia de Deus
DETRAN-ES
Comunidade Helênica do Espírito Santo
*Marcelo Zumerle(Departamento de Comunicação CMV) é militante do PCdoB.