Famepi é tema de pesquisa de universitárias da UESPI

Um grupo de quatro estudantes de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí – Uespi realiza trabalho de pesquisa da disciplina Educação e Movimentos Sociais, sobre a estrutura física e objetivos da Federação das Associações de Moradores do Estado do P

Em visita à sede da Famepi, as estudantes que aplicaram um questionário sobre aspectos físicos e finalidade da entidade ficaram surpresas com as ações desenvolvidas junto às lideranças comunitárias. “Foi uma surpresa descobrir o estímulo que é dado e os cursos que são oferecidos para a capacitação dos líderes comunitários para que desenvolvam as atividades em suas comunidades”, destaca a estudante Analina Barbosa.


 


Para Francisca Maria Silva, que compõe o grupo de estudantes, a idéia que tinha da entidade era que atuava somente no setor de habitação. “Não sabia que as ações desenvolvidas eram em vários segmentos da sociedade civil organizada”, diz, informando que o resultado da pesquisa será apresentando em seminário.


 


A estudante Daniele Coelho também tomou conhecimento sobre uma das prioridades da Famepi. “A formação para a organização política é um diferencial”, cita.


 


A atuação da Famepi em eventos nacionais surpreendeu a estudante Lucineide Amaral. “Fiquei informada de que a entidade participa de congressos e conferências nacionais e contribui com as discussões de temas importantes como direitos dos adolescentes. Não é restrita à parte de habitação”, destaca


 


O vice-presidente da Famepi, Antonio Araújo, recebeu a equipe e forneceu todas as informações na coleta de dados. “Um trabalho de pesquisa é sempre importante para que a sociedade conheça as finalidades e atuação da nossa entidade”, diz.


 


 


Fonte: Famepi