Carlin vai a Guanhães discutir problemas de produtores rurais
Os deputados da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizam, nesta terça-feira (14), em Guanhães (Vale do Rio Doce), uma audiência pública para debater a situação dos produtores rurais e dos taxistas
Publicado 14/07/2009 09:59 | Editado 04/03/2020 16:51
De acordo com informações da deputada Cecília Ferramenta, os produtores rurais da cidade reclamam que a fiscalização sanitária tem inviabilizado suas atividades, tendo em vista a rigidez na aplicação de multas. O problema, ainda segundo a parlamentar, tem feito com que a crise econômica tenha um impacto maior sobre a região. Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social participam da audiência e analisam a possibilidade de incluir do produtores de Guanhães no programa Territórios da Cidadania, do Governo Federal, que tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania.
O deputado Carlin Moura alega que a audiência atende a uma solicitação de diversos vereadores da cidade, que cobram políticas de incentivo aos produtores rurais, que estariam desamparados em um cenário de crise econômica. O parlamentar lembra ainda que um grande número de produtores estaria falindo em decorrência do aumento na cobrança de multas da Vigilância Sanitária.
Taxistas – Outra questão a ser debatida na audiência será a situação dos taxistas da cidade, que estariam sendo impedidos de fazer o transporte intermunicipal na região. De acordo com informações do deputado Carlin Moura, uma suposta pressão de empresas de ônibus estaria multiplicando as multas aplicadas sobre os taxistas. Eles estariam sendo proibidos de levar mais de duas pessoas no veículo, ficando sujeitos a sanções da Polícia Rodoviária. A deputada Cecília Ferramenta salienta que os taxistas estariam sendo acusados de fazer transporte alternativo na região.
Convidados – Para debater os dois assuntos, foram convidados o prefeito de Guanhães, Osvaldo Castro Pinto; o presidente da Câmara Municipal, Demétrio de Miranda Ayala; o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues; a consultora do Ministério do Desenvolvimento Social, Cláudia Romeiro D'Ávilla; o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues; o diretor-geral do DER-MG, José Élcio Santos Monteze; o comandante do 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário de São João Evangelista, 2º tenente-coronel Cláudio Antônio de Matos; o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Guanhães, Omar Netto; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Guanhães, Ronnie Teixeira de Paula; e o presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais do Centro-Nordeste Mineiro, Coliseu de Andrade Silva.