Israel coloca obstáculos à paz, diz chanceler sírio
O ministro de Relações Externas da Síria, Walid Mualem, disse nesta terça-feria que Israel coloca obstáculos no caminho para conseguir a paz no Oriente Médio, de acordo com a agência Syrian Arab News (SANA).
Publicado 14/07/2009 17:42
Em uma reunião com Marc Otte, enviado da União Europeia para o processo de paz no Oriente Médio, Mualem assinalou que Israel é quem coloca obstáculos no caminho para alcançar a paz, ao insistir em sua política de bloqueio, assentamentos e isolamento.
Mualem discutiu com Otte os acontecimentos na região, incluindo os territórios árabes ocupados e os acontecimentos mais recentes no processo de paz no Oriente Médio, segundo a SANA.
Mualem exortou a comunidade internacional a exercer pressão sobre Israel para responder aos questionamentos sobre a paz, sendo os principais deter a construção de novos assentamentos, levantar o bloqueio a Gaza e abrir fronteiras.
Otte ressaltou a importância de obter uma paz ampla na região do Oriente Médio, já que, segundo afirmou, isso terá reflexos positivios na região e também na comunidade internacional.
Em uma declaração à SANA, Otte expressou seu apreço pela postura da Síria, não só por suas relações bilaterais com a União Europeia, mas também em termos de suas atitudes em relação aos temas da região.
Entretanto, o enviado europeu disse ter “precaução” e não quer dar “falsas esperanças”, já que os habitantes da região esperam a paz há muitos anos.
Otte chegou a Damasco na última segunda-feira, para uma visita que se encerrou nesta terça. Ele é o terceiro enviado europeu ao Oriente Médio que visita a síria nos últimos três meses, após o americano George Mitchell e o enviado chinês, Wu Sike.