Prefeito de Esmeraldas participa de Mandato Itinerante do deputado Carlin

A etapa de número seis do Mandato Itinerante aconteceu nessa segunda-feira (13) na cidade de Esmeraldas. A reunião foi na Câmara Municipal e contou com a participação do prefeito Flávio Leroy e diversos secretários. Aberta pelo Mestre de Cerimônia, Nem

O primeiro a falar foi Charles Aguiar, que agradeceu a presença de todos e a oportunidade oferecida pelo deputado, de conhecerem um pouco seu trabalho parlamentar, e poderem dar sugestões e até mesmo cobrar. Em seguida, o presidente Guilherme Diniz também agradeceu a Carlin Moura e afirmou que a cidade de Esmeraldas tem o mesmo caráter emancipatório nas políticas sociais que o deputado visa.


 


Para o prefeito foi um privilégio receber em seu município um parlamentar que volta após as eleições para prestar contas e planejar ações futuras, o que de acordo com ele, até então, algo inédito na cidade. “Precisamos de atores que nos auxiliem em articular ações mais profícuas, e isso deve ser feito pelos deputados” salientou. De acordo com Flávio, parcerias são necessárias para o crescimento do município, e o PCdoB tem sido um parceiro fundamental em sua gestão e por isso, será buscado formas de aumentar, ainda mais, a atuação do mesmo na administração da cidade.


 


O deputado Carlin Moura fez suas saudações e explicou o caráter do Mandato Itinerante. “No corre corre da vida moderna é preciso tirar uma hora para sentar e ouvir o povo, ter um contado mais próximo, para transformar o mandato em algo realmente democrático”, afirmou.


 


Carlin mostrou alguns pontos importantes dos seus dois anos e meio de mandato, tal como o seminário Minas de Minas, que visou compreender a riqueza no solo de Minas, e que movimentou e repensou o setor de mineração no Estado; o Fórum Técnico do Plano Decenal de Educação, que buscou na sociedade sugestões para a educação no Estado para os próximos 10 anos, e a nova batalha travada na Assembleia contra as operadoras de cartão de crédito, que cobra juros de cerca de 400% ao ano.


 


O deputado falou ainda, da recente reunião com a secretaria de Estado do Esporte que sinalizou a regulamentação do Bolsa Atleta no Estado para o segundo semestre desse ano. A lei foi uma proposta do deputado e aguarda a regulamentação do executivo. A Bolsa será concedida a atletas com potencial olímpico.


 


Carlin Moura comentou a conjuntura política, tal como os avanços que o Brasil tem tido com Lula a frente do país, hoje elogiado pela ONU, com bom transito na Ásia, África e América Latina, e de sua política de desenvolvimento Econômico agregado a inclusão social. Falou ainda das políticas adotadas por Patrús Ananias frente ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome.


 


O deputado explicou a importância da Copa de 2014 para toda a região metropolitana de BH e reafirmou a importância do esporte como ferramenta de inclusão social, mas também na geração de emprego e renda. Falou ainda, da questão da mobilidade urbana e como as obras para a Copa contribuirão para resolver alguns desses problemas para a região.


 


Questionado sobre mineração, esporte e juventude, o deputado Carlin Moura sugestionou que seja solicitado junto a Comissão de Minas e Energia uma reunião para tratar da situação da extração de areia na cidade, em busca de melhoria na atividade e na arrecadação para o município.


 


Para o esporte, Carlin prometeu interceder junto ao Ministério formas de aumentar o investimento na cidade e propôs um Fórum Temático entre Contagem e Esmeraldas em busca de alternativas e formas de elaboração de projetos. “Política propositiva é fundamental para aumentar o orçamento”, afirmou o deputado.


 


Antes de encerrar, o deputado recebeu manisfesto de gratidão pelo luta contra os juros abusivos dos cartões. “Todos choram na mão dos cartões de crédito, e agora nos sentimos mais confortáveis ao saber que o Senhor está a frente dessa luta, erguendo essa bandeira”, afirmou o morador Décio. O deputado afirmou que fará de tudo para buscar grande união para repercutir essa luta.


 


Ao fim, o presidente do PCdoB de Contagem, Rodrigo Cupim explicou sobre as Emendas Parlamentares e como se dará a execução da emenda destinada a cidade.


 


De Esmeraldas,


Sheila Moreno