CTB Bahia realiza encontro com servidores públicos
Representantes do funcionalismo público federal, estadual e municipal se reuniram em Salvador para debater os problemas enfrentados pela categoria. O encontro, organizado pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil na Bahia, aconteceu na quin
Publicado 20/07/2009 17:22 | Editado 04/03/2020 16:20
Durante os dois dias do encontro, os trabalhadores abriram espaço para a discussão de 13 projetos que tramitam na Câmara dos Deputados e no Senado e que tratam de assuntos como direito de greve, negociação coletiva, terceirizações, PEC 12 precatórios e a Fundação estatal de direito privado. Para dar informações pertinentes sobre cada projeto, foi convidado o Assessor Parlamentar do DIAP, Marcos Verlaine, que explanou sobre os prós e os contras das propostas..
A dirigente nacional da CTB Fátima Reis fez um breve histórico do funcionalismo público e, destacou a importância da organização dos servidores públicos para a defesa dos interesses da categoria. Fátima Reis apresentou ainda a proposta da CTB para o funcionalismo público, que será discutida no 2º Encontro Estadual da CTB Bahia, marcado para os dias 31 de julho e 1º de agosto, em Salvador. Segundo Inalva Fontenelle, da direção estadual da CTB, o documento atende a expectativa dos servidores e aponta para a ampliação dos debates sobre a importância do funcionalismo público.
Na sexta-feira, Alice Portugal também falou sobre alguns destes projetos, explicitando a necessidade dos servidores se mobilizaram para garantir os benefícios já conquistados pela categoria e evitar a aprovação de projetos danosos ao serviço público. “A CTB tem se mostrado uma central muito atraente para os servidores públicos, porque se debruça sobre os problemas da categoria. Este seminário é mais um passo para a construção de um documento em defesa do serviço público de qualidade nas esferas municipal, estadual e federal. A nossa proposta prevê o fortalecimento do serviço público, através de mais concursos, qualificação dos servidores e, principalmente, em mais investimento na infra-estrutura dos órgãos públicos, pois isto é fundamental para o bom atendimento à população”, afirma a deputada.
O primeiro Encontro dos Servidores Públicos da CTB representa um grande avanço para a categoria, pois promove a interação entre os trabalhadores das três esferas do serviço público. “Tivemos a participação de sindicatos dos servidores das esferas municipal, estadual e federal, que se uniram para discutir uma pauta unificada em defesa do serviço público de qualidade para a população. A luta pelos direitos dos servidores não está descolada disto”, ressaltou Renato Jorge, da direção estadual da CTB e coordenador da Associação dos funcionários da Universidade Federal da Bahia (Assufba).
O encontro resultou na elaboração de um documento com as principais diretrizes de luta do segmento e na criação de um coletivo dos servidores públicos, que irá participar do Encontro Estadual da CTB Bahia.
De Salvador,
Eliane Costa