Comitê Distrital São Miguel faz sua segunda plenária

O Comitê Distrital de São Miguel Paulista, Ermelino Matarazzo e Itaim Paulista, como foi anunciado neste Portal, realizou a segunda plenária para debater as teses do 12º Congresso do Partido Comunista do Brasil. A atividade, realizada no sábado, 18 de jul

O público convidado acompanhou atentamente as considerações feitas pelo dirigente municipal e chefe de gabinete do vereador Jamil Murad, Wander Geraldo.


 


A apresentação, dividida em quatro blocos, abrangeu as questões internacional, nacional e partidária, e serviu para elucidar as dúvidas daqueles que ainda não tiveram a oportunidade de ler e estudar os documentos na íntegra. Além disso, a notável intervenção, demonstrou a importância de os trabalhadores, mulheres e jovens se prepararem ideológica e politicamente para fazer avançar a luta por uma sociedade melhor, mais justa, humana e igualitária. Wander, que hoje é um dos principais quadros da direção do partido em São Paulo e cumpre tarefas de grande envergadura para a luta revolucionária e contrária à hegemonia capitalista, é proveniente do movimento popular.


 


“Há muito, não discutíamos sobre a construção do Socialismo no Brasil de uma maneira tão clara, simples, atrativa e objetiva”, comemorou o membro da comissão política, Neleu Alves. Ao comentar sobre a crise do capitalismo, Wander Geraldo deu uma verdadeira aula de economia, agradando sobremaneira todos os participantes. A apresentação, feita de forma resumida, devido ao tempo, deverá ser agora complementada por leituras mais aprofundadas e debates nas bases, conforme se compromissaram os comunistas presentes na plenária.


 


O debate sobre as mudanças sugeridas pela direção nacional ao Programa Socialista para o Brasil, escrito em 1995, quando os comunistas esforçavam-se para manter viva a chama da revolução socialista em contraposição ao pensamento único do projeto neoliberal, foi outro tema que causou grande interesse ao público presente. Sobre o assunto, o palestrante esclareceu que no momento de sua gestação era necessário ressaltar a vivacidade do Socialismo. “Hoje, o que nos importa é a discussão sobre os caminhos que nos levarão até lá”. E, para tanto, apresentou as condições concretas à implementação do novo projeto nacional de desenvolvimento para o país defendido pelo Partido Comunista do Brasil, que, em suma, calca-se na valorização dos trabalhadores.


 


Em breve seremos um milhão


 


Sobre a política de quadros e a filiação de novos membros no partido, Wander prestou esclarecimentos sobre a importância da ampliação e renovação dos papéis e das tarefas dos comunistas que dirigem o partido. Hoje, em São Paulo, há 13 mil filiados e 200 quadros intermediários; distribuídos em 13 comitês distritais e de empresas. “A meta é filiarmos muita gente para atingirmos cerca de mil dirigentes só na capital”, explicou. “Temos que abrir as portas do partido e garantir a entrada de novas pessoas que, certamente, nos ajudarão a conscientizar o povo de que é possível uma nova configuração social no Brasil”, afirmou o dirigente. “O partido precisa atrair para o seu lado o enorme exército de pessoas que vivem hoje adormecidas e exploradas pelo regime capitalista”, finalizou.


 


Neste sentido, o diretor executivo do Sindicato dos Condutores, fez questão de apresentar a todos o novo filiado do PCdoB, e também diretor executivo da entidade e morador da Zona Leste, Valdemir dos Santos Soares, o Moleque. Numa grande demonstração de força, determinação e trabalho, os condutores realizaram no último dia 26 de julho, um grande evento no CMTC Clube, no qual se filiaram mais de uma centena de trabalhadores e trabalhadoras do sistema de transporte. “Muita gente vem se filiando neste processo de conferência, por isso, é muito importante explicarmos porquê o partido se diferencia dos demais”, falou o dirigente sindical referindo-se a questão da unidade, garantida pelo centralismo democrático. “O PCdoB não é dividido em grupos”, esclareceu aos novos membros do partido. 


 


Participaram da plenária vários líderes comunitários e artistas locais, como Zulu de Arribatá. Além de personalidades ligadas à política estadual, a exemplo do chefe da fiscalização da Agência Nacional do Petróleo, do escritório de São Paulo, Alcides Amazonas, que fez questão de prestigiar e contribuir com a experiência adquirida frente à diretoria dos representantes dos trabalhadores da extinta CMTC; da secretaria geral do sindicato dos condutores; e do mandato de vereador na cidade de São Paulo, de 2001 a 2004.


 


No próximo dia 25 de julho, às 16h, o Comitê Distrital realiza a terceira rodada de reflexão e debates sobre as teses do 12º Congresso no auditório da Universidade Cruzeiro do Sul, a UNICSUL, em São Miguel Paulista. Este evento contará com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva. “As teses do partido não estão acabadas. Trata-se de um documento que está aberto para ser debatido nas bases”, explica o presidente do comitê distrital, Abel Toledo.


 


De São Paulo,


Alice Cardoso


Foto: Olivar Irapuam