Delegação do Piauí avalia participação no Congresso da UNE
Foram 79 representantes do Piauí envolvidos nos debates da 51ª edição do CONUNE.
Publicado 22/07/2009 10:02 | Editado 04/03/2020 17:02
Depois de uma jornada de debates pelos interesses estudantis em Brasília, a delegação do Piauí volto ao Estado e faz a avaliação de sua participação na 51ª edição do Congresso da UNE. 37 delegados piauienses, além de suplentes e diretores de entidades, somando 79 pessoas, se envolveram mais uma vez na luta pelo que é de direito do povo brasileiro.
A tese representada pelo Piauí, intitulada 'Da unidade vai nascer a novidade', defendia principalmente o projeto de reforma universitária da UNE, aprovado no Coneb da UNE, em janeiro na Bahia, e referendado nesse Congresso. “Além disso, defendemos também o petróleo e a Petrobrás, com a garantia dos recursos do pré-sal serem investidos grande parte em educação, ampliação de bolsas do ProUni e pela regularização do ensino privado”, afirma Eduardo Alemão, presidente da UJS-PI.
Para Gardiê Silveira, diretor de Planejamento do Diretório Central dos Estudantes da UFPI (DCE-UFPI) e recém-filiado da UJS, a experiência de participar do Congresso pela primeira vez foi incrível, por poder ver de perto a nova cara da luta estudantil. “Não só eu, como toda a delegação do Piauí, avaliamos de forma positiva a participação no Congresso. De forma que todos participaram ativamente dos debates e de toda programação do CONUNE, reativando a força política do movimento com trocas de experiências nas lutas vividas em todos os Estados”, diz Gardiê, que lembra ainda a pluralidade da delegação, composta não só de alunos da capital, mas de cidades do interior como Bom Jesus, Amarante e Floriano.
Em um momento histórico onde, pela primeira vez, um presidente da República participou do Congresso da UNE e em que os estudantes reivindicam a reforma universitária e pela criação do Sistema Nacional de Educação, o Piauí reafirma, depois de 51 edições, seu interesse em continuar contribuindo com o CONUNE.
Da Redação