Ivina Carla – Congresso da UNE: Um exemplo de democracia para o Brasil

Um dos mais representativos eventos aconteceu na semana passada em Brasília (eu estava por lá), o Congresso da União Nacional dos Estudantes conseguiu eleger delegados em todas as universidades do país. Marcado por uma agenda intensa de atividades, inicia

O encontro com os estudantes do Prouni foi marcado pela carta dos estudantes que entre outras reivindicações exigia a ampliação do programa. O documento foi lido e entregue ao Presidente Lula, que saudou os estudantes presentes, fez referências a UNE como entidade séria, preocupada com o crescimento do país, que vai pra rua na hora de radicalizar e que não tem medo de sentar com a gestão pra discutir as políticas públicas.



 


Depois desse momento, uma passeata foi realizada até o prédio da Petrobrás, unindo-se aos trabalhadores rurais, sindicalistas defendendo nosso patrimônio, principalmente o Pré-sal, diga-se de passagem que a mídia (como sempre), manobrou as informações e aí vocês sabem o que saiu depois.



 


E continuando sobre as repercussões midíaticas, me deixa indignada como pode um evento plural, onde a democracia é verdadeiramente aplicada, onde existiam estudantes da mais extrema esquerda até a direita (afinal da UNE é de todos), as informações são repassadas tão superficialmente. Vários grupos de debate sobre a plataforma política da entidade, reforma universitária, uma mesa sobre os 30 anos de Anistia, meia entrada, conferência de comunicação, legalização da maconha, entre outros assuntos riquíssimos, mas a nossa imprensa podre fez questão de falar exclusivamente dos repasses federais para a UNE.



 


Me orgulho bastante de ter ido para esse congresso e ter visto o Presidente da República comprometendo o estado com a reconstrução da sede da UNE, ter participado dos debates e visto os frutos de cada discussão. A luta de idéias aflorada nesse evento mostra como a UNE permanece forte e capaz de conduzir o movimento estudantil no Brasil, interferindo nos debates de forma audaciosa e rebelde.



 


P.S Resolvi fazer esse depoimento, porque desde de o meu trajeto pra casa, vim vasculhando o que saiu na imprensa sobre o 51º Congresso da UNE, como já previa eles nunca iriam publicar o grandioso momento que os estudantes brasileiros viveram e construíram na semana passada, então vai mais uma contribuição e quem puder faça também.



 


Ivina Carla é acadêmica do curso de Jornalismo e militante da UJS