Sem categoria

Hip-Hop conquista a juventude de Parintins

Organizado através do movimento “Grito da Periferia”, o Hip-Hop ganha força e conquista a juventude de Parintins. Nas escolas, nas praças, nas ruas de todos os bairros; praticado na grama, no asfalto, na lona e até na água. São centenas de crianças, adolescentes, jovens e até adultos, que praticam sua arte a qualquer hora e em qualquer lugar.

hip hop

O Hip-Hop é uma espécie de ''cultura das ruas'' que se manifesta através de quatro linguagens artísticas, compreendidas pelos elementos: MCing – mestre de cerimônia que anima a festa com rimas improvisadas, a instrumentação do DJ, a dança do Break e a pintura do Graffite.

Com influência negra, essa cultura surgiu nos anos 60 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pela classe meno favorecida da sociedade urbana. Essa manifestação não tardou a conquistar jovens de todo o mundo. No Brasil, o Hip-Hop predomina nas grandes cidades, experimentando influências da cultura popular de suas diferentes regiões.

Mas foi nos anos 90 que o Hip-Hop desceu o Rio Amazonas e chegou a Parintins, através de Glaucivan Silva, parintinense que pertencia ao grupo “Irmãos Cobras” de Manaus. Dessa forma, fixando residência pioneira na dança do grupo “Gravidade Zero”, o Hip-Hop avançou aos nossos dias, agora conduzido por dezenas de grupos de dança da região do Baixo Amazonas, integrantes do movimento “Grito da Periferia”.

Essa moçada acabou de realizar o II Movimento Hip-Hop de Parintins, que se configurou como o maior evento de Hip-Hop do Estado do Amazonas, reunindo mais de 500 praticantes distribuídos em 22 grupos de dança, oriundos de vários municípios. O evento teve caráter solidário e arrecadou alimentos para as vitimas da enchente. Outra ação realizada foi a campanha pela criação dos Conselhos de Juventude e de Cultura no município de Parintins.

Para os movimentos sociais, o ano de 2010 será palco de uma grande e decisiva “batalha”, onde o movimento juvenil deve empregar seu protagonismo político de forma qualificada e criativa.

De Parintins,

Marcos Boi

Ouça a rádio Fronteira vermelha http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm