PCdoB cearense organiza Conferência Bergson Gurjão Farias

O último sábado (25/07) foi de reunião e debates para os membros da Comissão Política do PCdoB Cearense. A pauta do encontro que aconteceu na sede do Partido foi o processo de construção no Ceará do 12º Congresso Nacional do PCdoB, o Congresso Estadual da

Destacando que esta foi a penúltima reunião da Comissão Política antes da realização da Conferência Estadual (que acontecerá nos dias 19 e 20 de setembro), o presidente do Comitê Estadual do PCdoB Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), iniciou a reunião dando o enfoque dos desafios que a próxima direção estadual do Partido no Ceará irá enfrentar. “Nos últimos 10 anos, o PCdoB viveu um processo de fortalecimento aqui no Estado mas não podemos nos acomodar com esse crescimento. Um dos desafios da nova direção é dar continuidade a este processo. Para isso é preciso ousar. Como manter este processo de crescimento nos próximos 10 anos para que o PCdoB se torne força hegemônica no Estado?”, questiona.


 


Patinhas alerta que, para ser força hegemônica, não basta pensar em dar saltos de quantidade. “É preciso pensar também em dar saltos de qualidade. Temos que trabalhar os dois ao mesmo tempo”, defende. Segundo o dirigente, o PCdoB tem tido experiências pontuais em hegemonia política no Ceará e cita “entidades estudantis, CTB, determinados sindicatos, a Federação de Bairros e Favelas” como algumas dessas experiências bem sucedidas. “Também estamos iniciando esse trabalho nos cinco municípios onde estamos administrando mas a nossa intenção deve ser reforçar ainda mais este trabalho e ampliar nossa atuação nessas cidades”, reforça.


 


O presidente do Comitê Estadual reforça que o fortalecimento dos Comitês Municipais e dos mandatos parlamentares são de fundamental importância para a conquista desta força hegemônica no Ceará. “Além disso, devemos sempre pensar a longo prazo. A nova direção deve pensar já nas eleições de 2010, avançar no nosso projeto eleitoral, para já em 2012 o PCdoB entrar com força total nas eleições das Prefeituras, principalmente na Região Metropolitana  de Fortaleza”, ratifica.


 


O trabalho do Partido junto aos movimentos sociais também foi analisado por Patinhas. “Devemos diversificar nossa atuação mas com o desafio de manter um foco. CTB, UJS e movimento comunitário fazem parte da frente de massas e é nessas organizações que deveremos nos consolidar”, acredita. Já na frente da luta de ideias, Patinhas avalia que o trabalho tem sido basicamente através dos pronunciamentos dos parlamentares comunistas. “Temos que saber como resolver isso. O Partido só se tornará força hegemônica com forte luta de ideias. Neste frente, nosso foco deverá ser nas universidades”, sugere.


 


O comunista avalia que na próxima direção estadual do Partido, deverá ter uma razoável renovação. “Para atender esta demanda, é preciso que avancemos na área sindical e operária, ter uma maior participação da juventude e também das mulheres”, confirma Patinhas.


 


Reforçar os Comitês Estadual e Municipais


 


Patinhas defende que é preciso reestruturar os Comitês Municipais para que o PCdoB dê um maior salto no Estado. “Precisamos ter mais capacidade política nesses núcleos, maior unidade e mais espírito de Partido”, avalia. O dirigente comunista defende que é preciso incorporar não só lideranças políticas mas também lideranças populares ao Partido nos municípios. “Nas cidades que o PCdoB está administrando, é necessário que um núcleo forte do Partido onde o prefeito tenha um forte apoio. Também é preciso que o Partido esteja perto do povo, ouvindo suas necessidades e levando-as para a administração. Os dois têm que caminhar juntos”. Em relação a Fortaleza, Patinhas avalia que é preciso fortalecer os comitês distritais. “Muitos deles contam com mais pessoas que muitos municípios do interior”.


 


Apesar de tantos desafios propostos para a nova direção do PCdoB no Ceará, Patinhas ressalta que o Partido tem grande destaque no cenário local. “Mesmo com as dificuldades que enfrentamos, o Partido é considerado pela sociedade como o mais organizado, com estrutura e ideais estabelecidos. Não podemos perder esta referencia”, finaliza. 



Homenagens a Bergson



A Comissão Política Estadual do PCdoB-CE, em sua reunião plenária, aprovou a resolução sobre as homenagens a Bergson Gurjão Farias, estudante cearense e militante do Partido Comunista do Brasil, morto em combate na Guerrilha do Araguaia.


 


O documento afirma que “a direção estadual do Partido Comunista do Brasil no Ceará congratula-se com a família de Bergson neste momento de profunda emoção quando, depois de 37 anos confirma-se o paradeiro de seu ente querido e lhes é permitido prestar homenagens e oferecer uma sepultura digna. Os comunistas também rendem homenagem ao jovem que apesar ter vivido apenas 25 anos deixou um legado e um exemplo que servirá para as gerações atuais e futuras”.


 


A resolução determina ainda que “ao longo do processo do 12º. Congresso no Ceará os comitês e organismos partidários deverão prestar homenagens a Bergson em suas respectivas conferências e assembleia de base. A Comissão Política propõe ainda que a 19ª Conferência Estadual seja denominada Conferência Bergson Gurjão Farias”.


 



De Fortaleza,


Carolina Campos