Salão de Abril divulga selecionados para a 60ª edição

Dos 434 trabalhos inscritos de todo o Brasil, 30 foram escolhidos para integrar a mostra

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), divulga a lista de selecionados para o 60º Salão de Abril. Com o tema “Qual o lugar da arte?”, a mais tradicional mostra de artes visuais da cidade se propõe a refletir a relação do homem com o espaço, a questão da identidade e da coletividade e o papel da arte na contemporaneidade, instigando o pensamento sobre o lugar que esta ocupa.



Os 434 trabalhos inscritos na 60ª edição do Salão do Abril passaram pelo olhar apurado dos curadores Suely Rolnik (SP), Olívio Tavares (SP) e Cláudia Sampaio (CE), críticos de arte e artistas de renome nacional. A seleção levou em consideração o potencial sensível das obras, que se apresentassem de maneira rigorosa e que formassem um certo diálogo entre si. Em relação aos selecionados para a mostra de rua, os trabalhos selecionados deveriam abrir um espaço sensível na cidade.



Do total de inscritos, 30 foram selecionados para compor essa edição, entre desenhos, esculturas, gravuras, instalações, fotografias, objetos, pinturas, performances, intervenções urbanas e videoarte. A lista completa dos selecionados está disponível no portal da Prefeitura (www.fortaleza.ce.gov.br), nos sites da Secultfor (www.fortaleza.ce.gov.br/cultura) e do Salão de Abril (www.salaodeabril.ce.gov.br). Além de integrar a mostra oficial, cada artista selecionado será agraciado com cachê no valor de R$ 2,5 mil (dois mil e quinhentos reais).



As obras ficarão expostas no Passeio Público e nas ruas Major Facundo e Senador Alencar, indo ao encontro do Centro de Referência do Professor e da Galeria Antônio Bandeira – constituindo um conjunto de intervenções urbanas no coração da cidade, entre os dias 24 de setembro a 7 de novembro de 2009.



A proposta do 60º Salão de Abril é aproximar a arte da população, principalmente aquela que não percorre o circuito das galerias e museus, franqueando o acesso à produção artística contemporânea de Fortaleza e do Brasil e instituindo novos espaços para fruição artística, inseridos em espaços urbanos de valor afetivo e histórico, além de sugerir com esse circuito, um diálogo entre a rua e a galeria.



Ao longo de sua história, começada em 1943 sob o fogo da Ditadura e da 2ª Guerra Mundial, o Salão de Abril enfrentou resistências devido ao seu caráter inovador e à ousadia dos trabalhos realizados pelos artistas de Fortaleza. Hoje inserido no circuito nacional das artes visuais, o Salão de Abril tornou-se um símbolo local, que vem potencializar a vocação para as artes que a cidade expressa das mais diversas formas, seja nos museus, nos ateliês, nas galerias, nas ruas, nas escolas e nos centros culturais espalhados pelos bairros; e um importante canal de exibição e fruição da produção artística.  Ao completar 60 edições, a mostra se consolida como um espaço de construção de uma política pública ampla e diversificada para as artes visuais.


 



Serviço


 



60º Salão de Abril: Qual o lugar da arte?



 


Realização da exposição: 24 de setembro a 7 de novembro de 2009



Realização do evento: 18 de abril a 7 de novembro de 2009



 


Fonte: Assessoria de Imprensa da Secultfor