Clinton vai à Coreia do Norte pedir libertação de agentes

O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, viajou nesta terça-feira (4) à República Popular Democrática da Coreia (RPDC), com o intuito de obter a liberação de duas jornalistas americanas presas por espionagem no país asiático.

"O ex-presidente Clinton está a caminho de Pyongyang", disse uma fonte citade pela agência de notícias sul-coreana Yonhap. "Assim que chegar, já iniciará as negociações para a libertação" das duas agentes.

A viagem de Clinton é vista também como uma ajuda para a abertura de negociações diretas entre Pyongyang e Washington, assim como o reinício das negociações multilaterais entre Coreias, Estados Unidos, Japão, China e Rússia, informou a agência sul-coreana.

A corte suprema da RPDC sentenciou em junho as jornalistas americanas Laura Ling e Euna Lee a 12 anos de prisão no regime de "reforma mediante trabalho".

As duas repórteres, que trabalhariam para a Current TV, fundada pelo ex-vice-presidente americano Al Gore, foram detidas em 17 de março por cruzar de forma ilegal a fronteira a partir da China e também por cometer ações hostis contra a RPDC.

Fonte: Xinhua