Deputadas promovem ato em defesa do aleitamento materno

A Bancada Feminina promoveu, na Câmara dos Deputados, um ato simbólico nesta terça-feira (5) em defesa do aleitamento materno. A coordenadora da Bancada, deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), explicou que a ação faz parte da programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno – 1º a 7 de agosto. Durante o evento, parlamentares deram depoimentos sobre a importância da amamentação.

Aleitamento - Alberto Marques

Alice explica que o objetivo do ato é promover e apoiar o aleitamento e a doação do leite materno. Durante o evento, as parlamentares lançaram a campanha de doação de frascos para armazenamento de leite materno, promovida pelo Banco de Leite de Brasília, que serão coletados na Câmara durante dos meses de agosto e setembro.

Durante sua fala, Alice comemorou os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, que indicam que o tempo médio do período de aleitamento materno no país aumentou um mês e meio: passou de 296 dias, em 1999, para 342 dias, em 2008, nas capitais e Distrito Federal.

O estudo também revelou um aumento do índice de aleitamento materno exclusivo em crianças menores de quatro meses. Em 1999, era de 35%, passando para 52% em 2008. Outro resultado importante está relacionado com o aumento, em média, de um mês na duração do aleitamento materno exclusivo nas capitais e Distrito Federal. Em 1999, a duração era de 24 dias e, em 2008, passou a ser de 54 dias – ou seja, mais que dobrou.

O levantamento do Ministério da Saúde foi realizado em todas as capitais e Distrito Federal e em outros 239 municípios e somou informações de aproximadamente 118 mil crianças.

De Brasília
Alberto Marques