Marina Silva pode trilhar mesmo caminho que Heloisa Helena

O gabinete da senadora Marina Silva (PT-AC) confirmou que ela recebeu convite para disputar a Presidência da República pelo PV e que avalia a possibilidade de concorrer em 2010. Segundo nota publicada nesta terça-feira (4) pela coluna da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, Marina foi convidada pelo presidente nacional do PV, José Luiz Penna, que teria apresentado uma pesquisa em que ela apareceria com até 12% dos votos.

A pesquisa foi feita por telefone pela empresa MCI, do cientista político Antonio Lavareda e foi feita numa amostra pequena, sem ouvir as classes D e E. Ou seja, tem pouca serventia como avaliação nacional da vontade do eleitor.
Mesmo assim, os números parecem ter seduzido a senadora. ''Está tudo certo o que saiu no jornal, é isso mesmo'', disse Jandira Gouveia, assessora de Marina. Marina teria pedido um tempo para pensar na proposta. Segundo Jandira, Marina está ''avaliando a proposta do PV'' e, no momento, não cogita entrar numa disputa interna dentro do PT.

A aproximação com o PV foi assunto do ''Jornal do PV''. Um texto publicado no site do partido, ''Com Marina Silva: os primeiros passos – PV reúne-se com Marina Silva e discute caminhos inovadores para a política brasileira'', relata a reunião da senadora, na quarta-feira, dia 29 de julho, com Penna, Alfredo Sirkis, presidente do PV no Rio, Sérgio Xavier e Marco Antônio Mroz, todos integrantes da Executiva Nacional do PV.

Numa entrevista recente a um jornal da Fundação Getúlio Vargas, Sirkis afirmou que ''Marina Silva seria uma grande candidata à presidência da república pelo PV. Só não será se não quiser. O PV já decidiu lançar candidato à Presidência e o nome prioritário é o dela.''

O site Movimento Marina Silva Presidente traz até um jingle, assinado por R. Arthur, que chama Marina de MahatMarina, alusão a ao líder pacifista indiando Mahatma Gandhi: ''Pessoas vão e vêm/ Mas elas não vêm em vão/ MahatMarina tem /O mundo no coração'', diz trecho da música.

Caso Marina aceite a oferta do PV, pode acabar trilhando o mesmo caminho que sua ex-colega de Senado, Heloisa Helena, e acabar se elegendo vereadora por Rio Branco em 2014. Heloisa Helena, quando ainda era senadora, deixou o PT para fundar o PSOL e candidatou-se em 2006 à Presidência da República, obtendo 6,85% dos votos. Em 2008, para não ficar sem mandato, candidatou-se e foi eleita para a Câmara Municipal de Maceió, o que acabou apagando seu protagonismo na cena política nacional.

Da redação,
com agências