Sem categoria

Palestra aborda ética e sindicalização para novos médicos

''Não existe sindicato forte sem a participação efetiva da categoria''. Foi o que disse o presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, José Maria Pontes, durante a solenidade promovida pelo Conselho Regional de Medicina para a entrega da carteira profissional e da identidade médica a cerca de 70 novos profissionais da medicina.

José Maria aproveitou a oportunidade para mostrar a importância da filiação ao sindicato, uma entidade que luta pela melhoria salarial e melhores condições de trabalho da categoria. ''Hoje não somos mais profissionais liberais. Nós somos empregados e precisamos lutar por nossos direitos'', afirmou.

José Maria ressaltou também as vitórias obtidas com a implantação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários, tanto no Estado, como no município de Fortaleza, e disse que isso só foi possível, graças a união da categoria e das entidades médicas. ''Só unidos, os médicos têm força para negociar com os gestores municipal e estadual e conseguir vitórias''.

Durante a solenidade, o presidente do CREMEC, Ivan Moura Fé, e o conselheiro Lúcio Flávio, fizeram uma explanação sobre ética médica e código de ética para os novos profissionais, que a partir daquele momento estavam habilitados a exercer a medicina. Um dos pontos ressaltados pelo Dr. Lúcio foi o artigo 102 do Código de Ética: ''É vedado ao médico revelar fatos que tenham conhecimento em virtude do exercício profissional, salvo por justa causa, dever legal ou autorização expressa do paciente''.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Simec