Porta-voz dos EUA bate cabeça por causa de eleição no Irã

Na tarde de terça-feira (4), o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, declarou que Mahmud Ahmadinejad era o líder eleito do Irã. Após questionamentos internos sobre o posicionamento da política externa americana, de forma patética, a Casa Branca voltou atrás e disse que não reconhece Ahmaidnejad como "líder eleito".

Gibbs veio a público afirmar que cometera uma "falha de comunicação" ao dizer que Mahmoud Ahmadinejad é o líder eleito do país persa. Remendando a pisada na bola, disse que o império vai deixar que o povo iraniano decida se a eleição no país foi justa.

"Deixe-me corrigir um pouco do que eu falei ontem. Eu apontei que o senhor Ahmadinejad era o líder eleito do Irã. Eu diria que não cabe a mim fazer esse julgamento", disse o envergonhado Gibbs a repórteres a bordo do avião presidencial Air Force One.

"Ele tomou posse. Isso é um fato. Se a eleição foi justa, obviamente o povo iraniano ainda tem dúvidas sobre isso, e nós vamos deixar que eles decidam", disse, mostrando a magnanimidade da administração americana em relação a um assunto interno de um país soberano.

Mahmud Ahmadinejad tomou posse como presidente iraniano nesta quarta-feira (5). Ahmadinejad, de 53 anos e de perfil nacionalista, assume o cargo quase oito semanas após os distúrbios que os partidários do candidato derrotado realizaram em algumas cidades do país.

Obama e os administradores de França, Reino Unido, Itália e Alemanha decidiram "não parabenizar" Ahmadinejad pela reeleição.

Da redação