Aquecimento global vai causar tragédias

Parte da população do mundo corre o risco de desaparecer se o planeta não reduzir em até 80% a emissão de gás carbônico na atmosfera até 2020. Quem garante é a coordenadora da State of the World Forum/Brasil 2020, Emília Queiroga Barros, que acredita que acontecerão, em breve, muitas tragédias.

Participam da conferência mundial Brasil 2020, que acontece até esta sexta-feira, em Belo Horizonte, mais de 150 cientistas e especialistas, que discutem os estragos provocados pelo aquecimento global e tentam traçar metas para a redução imediata dos gases que provocam o efeito-estufa.

Para Emília, o planeta está com febre. – Já estamos sentindo todos os efeitos do aumento de temperatura do planeta. No Rio de Janeiro, por exemplo, e em outras cidades do litoral brasileiro, há estudos que indicam um aumento de 0,5 cm do nível do mar. Isso já traz transtornos incalculáveis. Já há cidades desaparecendo.

Segundo ela, em pouco tempo a escassez de água e de alimentos tornará a sobrevivência insuportável.

Se o planeta Terra tiver a temperatura aumentada em 1º C, já está aumentada em quase 0,6º C, haverá uma queda de cerca de 10% na produção de alimentos, principalmente grãos.

Como num ciclo, a produção de combustíveis também agrava a falta de alimentos no planeta, já que as grandes potências e países em desenvolvimentos 'desviam' os estoques de grãos para a produção de combustíveis, como o etanol.

É preciso reduzir a emissão de CO2 para os níveis entre 350 e 400 partes por milhão de pessoas. Se as metas de redução da emissão de poluentes não forem antecipadas, a previsão é de que geleiras glaciares e polares, estes dois últimos com um degelo mais sério.

Fonte: Correio do Brasil