Sem categoria

Brasil e Venezuela mostram suas "latinidades" em fotos

A exposição da obra de 14 fotógrafos brasileiros e venezuelanos que homenageia os 225 anos de nascimento de Simón Bolívar, foi aberta nesta terça-feira (4), na Câmara dos Deputados. A mostra "Latinidades: uma nação, dois países e sete artes" é, segundo o embaixador venezuelano, Júlio García Montoya, "uma inteligente maneira de situar a arte fotográfica no centro da luta por esse ideal de união sulamericana que valoriza os povos e suas particularidades culturais."

Exposição de foto - Câmara dos Deputados

A ideia básica foi dar vida a todas as manifestações culturais que distinguem e ao mesmo tempo unem a América Latina. A foto torna fixa a literatura, a pintura, a música, a escultura, o cinema e a dança.

As fotos abordam no lado brasileiro, temas como o barroco de Aleijadinho, a estética da fome de Glauber Rocha, a preocupação plástica e crítica de Candido Portinari, o mosaico racial de Machado de Assis, o samba de Noel Rosa, a dramaturgia de Nelson Rodrigues, os movimentos do Maculelê.

Já os venezuelanos preferiram generalizar e fornecer uma visão mais ampla e elástica da cultura nacional.

Com o apoio da Embaixada da Venezuela, a exposição tem como curador, do lado brasileiro, o professor da UnB e fotógrafo Humberto Lemos e reuniu apenas fotógrafos de Brasília. Na Venezuela, o curador é o fotógrafo Audio Cepeda que reuniu a obras de fotógrafos de Maracaibo.

Serviço:
Exposição coletiva "Latinidades: uma nação, dois países e sete artes"
Local: Espaço do Servidor, Anexo II – Câmara dos Deputados
Data: 4 a 13 de agosto
Visitação: segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas
Livre para todas as idades
Entrada Franca

Agência Câmara