Sem categoria

Comitê goiano debate teses e balanço e lança perspectivas

O Comitê Estadual do PCdoB de Goiás se reuniu neste sábado, dia 8 de agosto no Sint-Ifes, em Goiânia para debater as teses do 12º Congresso, discutir o documento ''Balanço do Trabalho Partidário 2007/2009 e Perpectivas para a Atuação Comunista em Goiás'' e deliberar sobre as conferências municipais e a conferência estadual.

12º Congresso - debate Goiás

O presidente estadual do partido, Luiz Carlos Orro, abriu a reunião falando sobre a importância dos municípios fazerem o debate das teses do 12º Congresso Nacional com os militantes e filiados do partido e agradeceu a presença de todos. Em seguida passou a palavra para Aldo Arantes, membro do comitê estadual e do Comitê Central, que fez uma apresentação sobre a crise do sistema capitalista, a conjuntura nacional e sobre o novo Programa Socialista para o Brasil.

Com riquíssimo conteúdo, Arantes deu uma aula e destacou o projeto de Programa Socialista dizendo que o mesmo é novo porque traz posições diferenciadas do antigo (elaborado em 1995), principalmente porque os tempos são outros, e também porque faz um importante estudo sobre a fase de transição de um sistema para outro, aponta o socialismo como o objetivo, mas o período transitório é o mais importante.

O texto-documento Programa Socialista para o Brasil diz que o fortalecimento da nação é o caminho, o socialismo é o rumo. Segundo Arantes, o objetivo do Programa é alcançar a etapa de transição do capitalismo para o socialismo. A nova etapa socialista advém de uma análise concreta da realidade de cada país. O rumo é o socialismo, e esse socialismo deve estar fundamentado na quantidade e qualidade do trabalho realizado, com estímulo à produtividade. O caminho é o novo projeto nacional de desenvolvimento.

“A democracia socialista deve estar fundamentada na legalidade socialista, garantida por um Estado de direito, capaz de incorporar as massas na defesa e na construção de uma nova sociedade”.

De acordo com Arantes, a conquista do poder político só será satisfatória se vir com a hegemonia política para garantir a transição, “e essa hegemonia terá que estar comprometida com o desenvolvimento do Estado democrático. A transição terá que ter caráter nacional, ser democrática e popular e a hegemonia política é uma questão fundamental”, completa Arantes.

Aberto o debate, todos os camaradas concordaram com o novo projeto nacional apresentado para discussão pelo comitê central, parabenizaram por algumas preocupações pertinentes em destaque no texto do 12º Congresso e apontaram algumas sugestões de aprofundamento em algumas áreas do documento. Aldo Arantes respondeu ainda algumas indagações de camaradas.

Após o almoço, o Comitê Estadual debateu o documento “Balanço do trabalho partidário 2007-2009 e Perspectivas para a atuação comunistas em Goiás” que será apresentado na Conferência Estadual e discutiu ainda sobre a movimentação e organização das Conferências nos municípios e sobre a Conferência Estadual do PCdoB.

De Goiânia,
Eliz Brandão