Sem categoria

Conselho arquiva últimas denúncias contra Sarney

O presidente do Conselho de Ética, senador Paulo Duque ( PMDB-RJ), arquivou mais sete acusações apresentadas ao colegiado contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Com o arquivamento, nesta sexta-feira (07), os 11 pedidos de investigações contra Sarney estão suspensos.

Agora, a oposição terá dois dias úteis, a contar da data da publicação do despacho de Paulo Duque no Diário Oficial do Senado, na próxima segunda-feira (10), para recorrer do arquivamento das acusações.

Os opositores do presidente da Casa haviam informados que recorrerão ao plenário do Conselho de Ética e, se mesmo assim o arquivamento for mantido, eles levarão a discussão ao plenário do Senado.

Em seus despachos, Paulo Duque nega prosseguimento às acusações por entender que elas não apresentam “indícios consistentes”, que possam levar à abertura de processo de quebra de decoro parlamentar do presidente da Casa. “São ilações que se fundamentam em fragmentárias notícias de jornais”, justificou.

A decisão de ontem de Duque englobou o arquivamento de quatro representações, protocoladas por PSDB e PSOL, e três denúncias, apresentadas pelos senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Cristovam Buarque (PDT-DF). Outros quatro pedidos já haviam sido arquivados na quarta-feira.

No Conselho de Ética, formado por 15 senadores, apenas cinco são favoráveis à abertura de processo contra Sarney.

Fonte: Agência Brasil