Sem categoria

Mantega se reúne com Geithner para preparar G-20

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, chegou na terça-feira a Washington, onde deve se reunir nesta quarta-feira com o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, para preparar a cúpula do Grupo dos Vinte (G-20, que reúne os países mais ricos e principais “emergentes”) que será realizada em Pittsburgh no final de setembro.

Mantega realiza várias reuniões internas com os membros da delegação brasileira do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), informaram fontes da embaixada. A rodada de reuniões, que começará na tarde de ontem, inclui um encontro com o diretor da equipe brasileira perante o FMI, Paulo Nogueira Batista, para debater temas de coordenação.

A agenda de Mantega inclui uma reunião com Geithner, quarta-feira, no Departamento do Tesouro, para debater assuntos relacionados com a próxima cúpula do G-20, que será realizada entre 24 e 25 de setembro em Pittsburgh, uma cidade industrial da Pensilvânia muito afetada pela crise econômica.

Espanha

Nesta reunião, os líderes das principais economias do mundo debaterão as próximas medidas a serem tomadas na luta contra a crise econômica, depois das reuniões de novembro em Washington e de abril em Londres. O G-20 se transformou no principal fórum de coordenação da resposta à crise econômica em nível mundial.

O grupo é integrado por União Europeia (UE), o Grupo dos Sete (Estados Unidos, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália e França) e Coreia do Sul, Brasil, Argentina, Austrália, China, Índia, Indonésia, México, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia e Rússia. Juntos, eles representam 85% da economia mundial. A Espanha também participará da reunião, pois, apesar de não fazer parte do G-20, foi formalmente convidada pelos EUA.

Com agências