Bahia: 30 anos anos da UNE recebe homenagem na AL

Nesta sexta-feira (12/08), a Assembléia Legislativa da Bahia homenageia os 30 anos de reconstrução da União Nacional dos Estudantes – UNE em sessão especial convocada pelos deputados estaduais Yulo Oiticica (PT) e Javier Alfaya (PCdoB); presidente e vice-presidente, respectivamente, da Frente Parlamentar por Direitos e Políticas Públicas para a Juventude.

“A questão de a gente poder registrar esses 30 anos, desde que a UNE foi reconstruída, tem uma importância essencial para poder mostrar o início do caminho traçado até chegarmos onde estamos hoje”, destacou o vice-presidente da entidade na Bahia, Vladimir Meira.

Sediado em Salvador, nos dias 29 e 30 de maio de 1979, quando o país ainda estava inserido nos anos de Ditadura Militar, o Congresso de Reconstrução marcou a retomada do movimento estudantil enquanto força propulsora por mudanças sociais. “A UNE tem sido, talvez, a protagonista desse processo de pressão ao governo federal e às esferas governamentais para tentar consolidar esse período de fortalecimento da democracia no nosso país”, apontou Meira.

Os investimentos na educação pública, a ampliação de vagas e a democratização do acesso à universidade foi destacada pelo vice-presidente da UNE no estado como as principais conquistas da entidade no Governo Lula. “Trinta anos depois, está aí a força que a UNE ainda exerce na sociedade e a forma como consegue mobilizar e articular uma série de setores para pressionar por mudanças no país; não só no que se refere à educação superior, mas também à situação econômica e política no que diz respeito ao desenvolvimento do país”, reiterou Vladimir Meira.

A sessão será às 9 horas, no Plenário da Assembléia Legislativa.

De Salvador,
Camila Jasmin