Sem categoria

Cuba rende homenagens a Fidel, que completa hoje 83 anos

Fidel Castro, líder da revolução cubana, completa nesta quinta-feira (13) 83 anos. Para comemorar a data, foi lançada publicação “Dicionário de Pensamentos de Fidel” e inaugurada uma exposição fotográfica com imagens do ex-presidente em vários momentos de sua vida.

O livro contém 1978 frases de Fidel Castro e foi editado pelo pesquisador Salomón Susi, que, desde 1979, estuda a oratória de Castro. Já a mostra conta com 83 fotografias de Fidel. Entre elas, está a mais recente imagem dele divulgada, uma fotografia tirada pelo seu filho, Alex Castro, na qual o cubano aparece saudável e em boa forma.

"É uma oportunidade que não se dá a todo mundo. E minha vida me deu a oportunidade de fazer a foto e, inclusive, digo que tenho vantagem porque pude fazê-la de perto", disse o filho de Fidel a jornalistas sobre a atração central da mostra "83 motivos".

A exposição começa com uma imagem da visita de Fidel a Nova York em 1955. Outras fotos mostram o líder ao lado de personalidades como o Papa João Paulo II (1998), o presidente venezuelano Hugo Chávez (2007), com Ernesto "Che" Guevara – seu parceiro na Revolução Cubana (1959) – ou o escritor Gabril García Marques, por exemplo.

Na abertura da mostra, o presidente da Assembleia, Ricardo Alarcón, defendeu que todos devem se felicitar pelo "fato excepcional de o povo cubano ter sido capaz de criar um homem que o simboliza em suas melhores expressões". Segundo ele, "é impossível abarcar toda a vida de Fidel em uma só mostra, pois sua exiestência está presente em todos que habitam a ilha".

Por ocasião do aniversário do revolucionário cubano, os meios de comunicação locais estão veiculando mensagens, comentários e informações sobre Fidel. O site Cuba Debate exibe um vídeo – reproduzido aqui pelo Vermelho (veja abaixo) – que foi realizado pelo cineasta cubano Roberto Chile.

A iniciativa incorpora momentos filmados por ele em Cuba e durante viagens de Fidel ao exterior. A canção “Contigo por siempre”, interpretada por Tania Pantoja e dedicada aos 83 anos do líder revolucionário, acompanha o filme que, tem cerca de 3,3 minutos.

No site, também estão disponíveis textos de personalidades como Gabriel García Marques e Mário Benedetti, sobre o aniversariante. A rede de televisão estatal, por sua vez, afirmou que o ex-presidente , "para a sorte de todos os cubanos, goza de boa saúde".

Em 31 de julho de 2006, Fidel anunciou que deixaria temporariamente seu cargo devido a uma doença repentina. Em fevereiro do ano passado, o presidente apresentou oficialmente sua renúncia ao cargo de mandatário, sendo substituído por eu irmão, Raúl Castro.

A influência de Fidel, contudo, ainda é enorme em Cuba. Raul Castro, por exemplo, acaba sempre os discursos oficiais com vivas a Fidel, e faz questão de sublinhar que o consulta sempre nas decisões políticas. E Fidel continua a escrever com frequência no Granma, orgão oficial do Partido Comunista Cubano. O ex-presidente nasceu no povoado cubano de Birán, município de Mayarí, no leste do país, em 1926.

Veja aqui o vídeo com imagens de Fidel:

 

Com agências