Lula e o povo na praça: novos sinais dos tempos

A visita do Presidente Lula a Goiás nesta semana constitui acontecimento que marcará a história de Goiás. Em primeiro, pela ampla recepção preparada conjuntamente pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Goiânia.
 

Por Luiz Carlos Orro*

Atuando em conjunto, o Governador Alcides Rodrigues e o Prefeito Iris Rezende, com o apoio de lideranças empresariais e dos movimentos sociais, proporcionarão memorável ato com o Presidente da República. A oposição, como sempre, chia, querendo carimbar o episódio como ação eleitoral. Efetivamente não é. Não há candidatos definidos para o pleito de 2010, nem tampouco eles serão lançados nesta quinta feira. Obras sim, essas serão anunciadas; outras tantas inauguradas, tudo fruto dessa inteligente parceria entre os vários níveis de governo pelo desenvolvimento e progresso do nosso Estado.

No canteiro de Anápolis, o Chefe da Nação visitará as obras da Ferrovia Norte Sul, via de escoamento estratégica para a produção goiana alcançar os portos com destino ao hemisfério norte com preços competitivos. Sua origem remonta à segunda metade dos anos 80, mas obras mesmo, aqui em Goiás, nós só fomos ver nos governos do operário Lula. Em Goiânia, inaugurará mais de 5 mil moradias populares, construídas pela Prefeitura com substancial apoio de recursos federais. Isso por si só já justificaria um caloroso agradecimento público ao nosso primeiro mandatário, pelo significativo impacto de inclusão social para milhares de famílias carentes. O Presidente já deixou claro que não está para brincadeiras no quesito enfrentamento da crise econômica, ao lançar o PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – da Habitação, com o Minha Casa, Minha Vida, com a meta nunca dantes vista no país de construir 1 milhão de moradias. Como em nossa capital as inscrições para esse programa social ultrapassaram as 80 mil fichas, é bem razoável supor que, além das casas inauguradas, sejam anunciadas ou pelo menos requeridas outras milhares para a próxima etapa. O setor da construção civil, o mais ligeiro quando se trata de ampliar a oferta de empregos, é também o mais efetivo no reforço da economia nacional, pois faz girar toda uma cadeia de produção de insumos de fabricação nacional, praticamente nada é importado. Haverá também a inauguração do Centro de Referência da Mulher, o anúncio da duplicação da BR 060, a importante estrada que percorre o sudoeste goiano e faz a ligação com o Mato Grosso. Palmas para esses governantes empreendedores, pois o primeiro trecho, de Goiânia a Abadia de Goiás entrará em execução. Novos viadutos também serão lançados, para solução de gargalos de trânsito na capital.

A agenda administrativa, não fosse o tempo de Sua Excelência, o Presidente, tão curto e precioso, ainda comportaria visita ao verdadeiro parque de obras em que se transformou a Universidade Federal de Goiás, com a construção de prédios em praticamente todas as unidades, a ampliação de mais de 30 novos cursos, o incremento de mais de 1.200 vagas para ingresso no ensino superior gratuito, a contratação de mais professores. E grande parte dos novos cursos é ministrada no período noturno, para benefício daqueles que precisam trabalhar de dia para garantir o sustento. E muito mais visitas ainda seriam possíveis: às obras de ampliação da rede de esgoto em Goiânia, em execução pela Saneago, com investimentos da ordem de R$ 300 milhões; aos mais de uma dezena de CEFETs em implantação em várias cidades goianas; à ampliação da avenida Leste Oeste; aos núcleos do Programa Segundo Tempo que estão atendendo 10 mil crianças com atividades de iniciação esportiva pela Prefeitura de Goiânia; à duplicação da BR 153, com o trecho Goiânia-Itumbiara prestes a ser concluído. Há ainda extenso trabalho social sendo realizado no PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; no Mais Educação; enfim, uma ampla gama de ações de proteção social e de obras de infraestrutura que se beneficiam de recursos liberados pelo governo Lula. Poderia ainda visitar a CELG, entregue ao atual governo em situação de terra arrasada, cuja solução passa também pela Executivo Federal.

Tal como na época das Diretas Já (1984), o povo goiano lotará a Praça Cívica, em comemoração e agradecimento pela visita do Presidente. As realizações concretas em benefício da população, principalmente dos mais pobres, são facilmente compreendidas e motivadoras. Já as complexas questões da política eleitoral goiana, que nos últimos anos passou por significativas mudanças, registrando consideráveis avanços na possibilidade de se constituir um pólo de centroesquerda, deixemos para depois, que outubro de 2010 ainda vai longe.

*Luiz Carlos Orro é presidente estadual do PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e secretário municipal de esporte e lazer de Goiânia.