Sem categoria

Vox Populi: Dilma supera Serra em pesquisa no RS

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT) alcançou 26% das intenções de voto entre os eleitores gaúchos, contra 25% do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), segundo pesquisa encomendada no estado pela revista Voto ao Instituto Vox Populi. O resultado, embora indique um empate técnico, mostra os efeitos eleitorais do derretimento do governo da tucana Yeda Crusius.

O deputado Ciro Gomes (PSB) aparece com na pesquisa 16%, seguido da vereadora de Maceió Heloisa Helena (PSOL), que tem 10%. O instituto ouviu mil eleitores em todo o estado, entre 1º e 6 de agosto. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.

A revista Voto, publicação regional mensal especializada em política e negócios, quis saber também a tendência eleitoral para governador do Rio Grande do Sul em 2010. Os resutados foram ainda mais preocupantes para o PSDB: Yeda não passou de um dígito em nenhum dos três cenários pesquisados.

O ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), lidera nos três cenários, com 39%, 42% e 46% das intenções de voto. Em segundo lugar figutra o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB) com 29% e 30%); o ex-governador Germano Rigotto, que figura como nome do PMDB no terceiro cenário, obtém 20%.

A governadora tucana, alvo de uma denúncia do Ministério Puúblico e investigada junto com o marido por uma CPI na Assembléia Legislativa, sofre o impacto do agravamento da crise de seu governo. No primeiro cenário Yeda Crusius tem 75 das intenções de voto, empatada com o deputado Beto Albuquerque (PSB). Nas outras hipóteses testadas, fica com 8% e 9%, sempre em terceiro lugar.

"A pesquisa mostra que a imagem da governadora é mesmo péssima hoje. Por estar com a máquina na mão, a tucana deveria estar bem melhor posicionada no levantamento. No entanto, ainda patina nos levantamentos e não consegue ultrapassar a barreira dos 10 pontos percentuais. A conquista histórica do déficit zero não teve reflexos junto ao eleitorado, só mesmo as várias denúncias de corrupção em seu governo", comenta o colunista Stefan Ligockin, no jornal Pioneiro, de Caxias do Sul.

Da redação, com agências