PCdoB de Goiânia realiza Ciclo de Debate sobre as teses

O PCdoB de Goiânia está realizando um Ciclo de Debates para discutir as teses do 12º Congresso Nacional do partido com filiados, militantes e amigos de todo o estado.

O primeiro tema debatido, ocorreu em Goiânia na última quarta-feira (12) das 16h às 19 horas, na sede social do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Goiás, no Setor Universitário, sobre a Crise do Sistema Capitalista.

O vereador de Goiânia e membro do Comitê estadual do PCdoB, professor Fábio Tokarski expôs o tema com profundo conhecimento econômico, já que recentemente foi assessor especial do Ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Fabio apresentou dados econômicos do governo federal e falou sobre as históricas quedas do mercado mundial causada pelo sistema capitalista e a ilusória superação do ciclo econômico. Segundo ele, as crises do mundo capitalista são inevitáveis, pois são irreais, não condizem com o valor real. “O produto interno bruto (PIB) representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos, entretanto, o PIB mundial somava US$ 60 trilhões. Enquanto que os papeis que circulavam pelo mundo somavam US$ 600 trilhões, isso fez com que a economia mundial caísse em declínio”.

Essa crise não é apenas econômica, mas decorrente da natureza contraditória do sistema capitalista. Segundo o vereador, o governo Lula está conseguindo superar a crise com aplicações no mercado financeiro e na redução de impostos dos eletrodomésticos, material de construção, veículos e etc”.

“E qual o papel do povo brasileiro?” Ele mesmo responde, “a classe trabalhadora é a primeira a sofrer com os efeitos da crise, mas o Partido Comunista do Brasil conclama a todos a resistirem contra esse tipo de política”, diz Tokarski

O presidente estadual do PCdoB, Luiz Carlos Orro fez parte da mesa de debate e questionou sobre as infindáveis jogadas da direita para voltar o poder e ainda convidou o plenário para a praça cívica na tarde de quinta-feira (13) para saldar o presidente Lula que virá a Goiânia.

Sobre o tema, Luiz Carlos abordou que a tese do 12º Congresso sobre o tema da Crise Capitalista propõe que a luta de classes e a luta anti-imperalista entram com força na ordem do dia como o único caminho viável. "Esse debate com todos os camaradas e amigos do partido servirá para aglutinar força no nosso objetivo, que é o socialismo, conclui Orro.

Os debates sobre os outros temas estão marcados para ocorrer nas próximas quartas-feiras no mesmo horário e local. Dia 19, o tema debatido será sobre a Situação Política do Brasil e contará com a exposição do presidente do PCdoB de Goiânia, Honório Ângelo da Rocha e do cientista político, professor Silvio Costa.

No dia 26 de agosto, Luiz Carlos Orro fará o debate sobre o Programa Socialista para o Brasil com a socióloga e presidenta da UBM, Eline Jonas. O tema Política de Quadros será debatido no dia 02 de setembro com os secretários estaduais de Organização, João Guimarães e de formação, Geovana Reis.

Um amplo e aberto debate para discutir a Crise, a Situação Política do Brasil e o Programa Socialista deverá ocorrer em meados de setembro com professores, cientistas políticos, dirigentes de partidos de esquerda, representantes de movimentos sociais e juventude.

De Goiânia,

Eliz Brandão