Sem categoria

Astro de Bolllywood humilhado em aeroporto dos EUA

O governo indiano pediu explicações aos Estados Unidos neste sábado (15) após um dos mais famosos atores de Bolllywood (a indústria indiana do cinema), Shah Rukh Khan, ter denunciado que foi detido por duas horas e humilhado no aeroporto de Newark, no Estado de Nova Jersey. Khan foi libertado após a intervenção de um diplomata indiano nos Estados Unidos.

O ator acusa as autoridades de imigração americanas de tê-lo interrogado por causa de seu sobrenome muçulmano. Mas as autoridades alfandegárias americanas afirmam que Khan não foi detido, apenas interrogado durante 66 minutos, e que o interrogatório "é parte do processo de rotina" para analisar visitantes estrangeiros.

Shah Rukh Khan é uma celebridade na Índia. Já apareceu em mais de 70 filmes e ganhou inúmeros prêmios por suas atuações. No ano passado, a revista americana Newsweek listou seu nome entre as 50 pessoas mais influentes do mundo.

Ele viajava de Nova York para Chicago, para participar das comemorações do Dia da Independência da Índia, quando foi parado no aeroporto de Newark. O ator afirmou que foi liberado apenas depois de conseguir permissão para enviar uma mensagem a uma político da Índia, que entrou em contato com a embaixada de seu país em Washington.

A atriz de Bollywood Priyanka Chopra disse ter ficado indignada com o tratamento dado a Khan pela imigração americana. "É realmente uma desgraça e muito chocante. Eu não digo que eles não podem checar Shah Rukh por ele ser uma personalidade mundial, mas estou dizendo que eles não deveriam detê-lo só porque seu nome é Khan".

O embaixador americano na Índia, Timothy Roehmer, afirmou que a embaixada está analisando o caso. "Sha Rukh Khan, o ator e ícone global, é um convidado bem-vindo nos Estados Unidos. Muitos americanos adoram seus filmes", afirmou o embaixador em Nova Déli, numa tentativa de remediar ios efeitos negativos do incidente.

O episódio com Khan ocorre poucas semanas após a companhia aérea americana Continental Airlines ter pedido desculpas ao ex-presidente indiano Abdul Kalam, que foi revistado antes de embarcar em um voo da companhia no aeroporto de Nova Déli.

Há alguns anos, o então ministro da Defesa indiano George Fernandes havia sido forçado a tirar seus sapatos e suas meias em um aeroporto de Washington durante uma visita oficial aos Estados Unidos.

A ministra das Comunicações da Índia, Ambika Soni, disse que esse tipo de tratamento a indianos está acontecendo "com muita frequência" e sugeriu que as autoridades indianas comecem a tratar os turistas americanos da mesma maneira.

Com informações da BBC