Sem categoria

Pesquisa Vox Populi abala o palanque de Serra em PE

Pesquisa Vox Populi em Pernambuco, mostra que o atual governador Eduardo Campos, do PSB, se reelegeria no primeiro turno. O resultado "mais apertado" se dá caso o senador demo-tucano do PMDB, Jarbas Vasconcelos concorra em 2010 à governador. Neste caso, Eduardo Campos fica com 60% contra 28% de Jarbas.

O único ponto do pesquisa que não é totalmente favorável ao governador é o que mede o índice de rejeição entre os nomes colocados na disputa em 2010. Questionados se existe algum candidato em que não votariam de jeito nenhum, 9% dos entrevistados apontaram que nunca escolheriam Eduardo Campos, 3% Kátia Telles (PSTU), 3% Edilson Silva (Psol) e 2% Sérgio Guerra (PSDB). Jarbas foi rejeitado por apenas 1% dos entrevistados.

O socialista também lidera com folga no seguinte indicador levantado junto aos entrevistados: "Qual destes candidatos, em sua opinião, tem mais chance de ganhar as eleições para governador, mesmo que você não vote nele?". Eduardo Campos aparece em primeirto lugar, com 61%; em seguida vem Jarbas Vasconcelos (26%), enquanto Raul Henry, Sérgio Guerra, Edilson Silva e Kátia Telles surgem com 1%, cada.

A vantagem do governador é ainda maior quando confrontado com o deputado federal Raul Henry (PMDB), com 70% contra 8%, respectivamente. No terceiro cenário, que envolve uma disputa com o deputado federal Raul Jungmann (PPS), o governador apresenta 72% das intenções, contra 4% de Kátia Telles e 4% do próprio Jungmann. A vantagem é semelhante quando o opositor de Eduardo Campos é o senador Sérgio Guerra (PSDB), onde o primeiro aparece com 71% contra 4% do tucano.

Outro dado bastante relevante. Na pesquisa espontânea, quando os nomes são apontados pelos próprios entrevistados, Eduado Campos lidera com 26%, seguido por Jarbas Vasconcelos (9%), Mendonça Filho (1%) e João Paulo (1%). Do total de entrevistados, 58% não souberam responder.

A pesquisa do Vox Populi foi encomendada com exclusividade pela Band e reproduzida por sua afliliada local, a TV Clube, em Pernambuco. Eduardo Campos, que também é o presidente nacional do PSB, larga com situação confortável em todos os cenários na disputa pela reeleição em 2010.

A pesquisa mostra que o bom desempenho eleitoral vem respaldado por números positivos na avaliação da admistração do socialista. Somando-se as respostas "bom" e "ótimo", o desempenho dele chega a 62% contra apenas 12% de "ruim" e péssimo".

A margem de erro da sondagem é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 31 de julho e 3 de agosto de 2009, com mil entrevistados de 47 municípios pernambucanos.

Com informações do Diário de Pernambuco