Sem categoria

Hip-Hop do Rio Grande do Sul funda seu primeiro jornal

O movimento hip-hop gaucho está mais informado, graças a fundação do Salve, o primeiro jornal estadual exclusivo da cultura de rua no Rio Grande do Sul.


A proposta é ter um veículo de comunicação próprio, pensado e produzido para levar informação de qualidade para os jovens que se organizam através do movimento hip-hop sejam eles atuantes ou simpatizantes. Além de incentivar e fomentar a leitura junto aos jovens de periferia, é para estes que o jornal pretende mandar seu Salve.

A primeira edição do jornal é toda dedicada ao 1º Encontro Estadual do Hip-Hop que reuniu mais de 600 manos e minas do hip-hop no Theatro Dante Barone da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul em de 13 junho. A partir da Lei 13.043, que criou a Semana Estadual do Hip-Hop no estado.

O jornal tem distribuição gratuita e militante graças a parceria da entidade Nação Hip-Hop Brasil e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). Pode ser encontrado nas cidades de Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Santa Cruz, Taquara, Ijuí, Rio Grande, Pelotas, Butiá e Tapes, além dos pontos de encontros do movimento e lojas especializadas do hip-hop.

Para o rapper, presidente da Nação Hip-Hop Brasil Mano Oxi o jornal é um marco “É com muito orgulho e satisfação que depois de três anos a frente da Nação Hip Hop Brasil, aqui no Rio Grande do Sul, demos um importante passo que é informar o movimento hip-hop gaúcho, iniciando uma parceria inovadora e audaciosa junto a CTB, nasceu o Jornal Salve”.

Por entender que a juventude além de explorada no mercado de trabalho é moldada para atender os interesses das grandes corporações a CTB identificou no movimento hip-hop a porta de entrada para levar as informações necessárias para que a juventude possa buscar se organizar junto aos movimentos sindicais exigindo melhores condições de trabalho e seus direitos enquanto jovens trabalhadores.

O hip-hop é considerado um movimento aglutinador de massa da juventude, é conhecido nacionalmente como a voz das periferias e por tanto poderá facilitar nesta comunicação entre a CTB e á juventude que se organiza no mercado de trabalho.

Mano Oxi não esconde a satisfação: “A Nação Hip-Hop Brasil, juntamente com a diretoria da CTB aqui no estado foi pioneira nesta construção, esperamos que esta iniciativa possa se multiplicar em outros estados brasileiros no intuito de fortalecer a unidade e contribuir para os avanços e a valorização dos trabalhadores em nosso País. “

Para conseguir o jornal e também mandar um salve entre em contato com os organizadores através do endereço: [email protected]

Fonte: Hip-Hop a Lápis com informações da Nação Hip-Hop Brasil – RS.