SEARA participa de encontro sobre regularização fundiária no CE

A equipe da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – SEARA, participa nesta quarta (19) e quinta-feira (20), do I Encontro de Regularização Fundiária, na cidade de Beberibe (CE), distante 60 quilômetros de Fortaleza.

A iniciativa é da Diretoria de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra e objetiva promover um maior nivelamento, integração e troca de experiências entre os trabalhos de regularização fundiária no país, para fortalecer a Política de Regularização Fundiária em âmbito nacional.

Na quinta, o secretário de Estado da SEARA e presidente da Associação Nacional dos Órgãos Estaduais de Terra, Canindé de França, será um dos palestrantes do painel que terá como tema a Integração e Impactos da Política de Regularização Fundiária.

Para Canindé, é preciso saber qual o verdadeiro mapa fundiário do País para assegurar a tranqüilidade no campo. “É um trabalho de impacto, que oferece um novo padrão de desenvolvimento para o meio rural, reduzindo significativamente os conflitos agrários e a exclusão social no campo”, afirma.

O evento contará com a participação das superintendências regionais do Incra e de representantes dos órgãos estaduais de terras do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Médio São Francisco, Minas Gerais e Paraná. Também participam do evento representantes da Associação Nacional dos Órgãos de Terra (Anoter).

Serão apresentados painéis para tratar da integração e fortalecimento da Política de Regularização Fundiária, bem como das diretrizes para a execução da mesma, por meio das parceiras entre Incra e os governos estaduais. Também serão apresentadas e debatidas todas as ações atualmente em desenvolvimento nos estados que participam do encontro.