Bases norte-americanas serão debatidas em Tabatinga
A Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou na quarta (19) a realização, na cidade de Tabatinga (AM), município localizado na fronteira do Brasil com a Colômbia (a 1.105 quilômetros de Manaus), um seminário para debater a intenção do governo colombiano de implantar bases norte-americanas no seu território, próximo a Amazônia brasileira. O colegiado, que ainda não definiu a data, vai sugerir a realização do evento em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores.
Publicado 24/08/2009 12:14 | Editado 04/03/2020 16:12
“Além do Governo brasileiro os outros governos dos países que fazem fronteiras demonstraram, de forma insistente e, mais do que isso, contundente, sua preocupação com essas medidas, principalmente aqueles que detêm parte da Amazônia global, porque a história dos norte-americanos é extremamente negativa, de invasão e de desrespeito à soberania dos outros países”, justificou a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), co-autora da proposta junto com deputado Colbert Martins (PMDB-BA).
Os parlamentares manifestaram preocupação pelo fato de a base militar mais próxima da fronteira com o Brasil, em Apiay, ficará a apenas 50 km do Amazonas, numa área da floresta distante e pouco povoada.
Eles também lembraram que o fato vem sendo acompanhado pelo governo brasileiro com preocupação. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, pediu garantias tanto dos Estados Unidos quanto da Colômbia de que o acordo militar entre os dois países se restrinja ao território colombiano.
Além dos parlamentares das duas comissões, o seminário na fronteira brasileira terá a participação de autoridades, organizações indígenas e dos povos da floresta.
De Brasília,
Iram Alfaia
Ouça a rádio Fronteira Vermelha http://www.vermelho.org.br/am/radioam.htm