Economia dos EUA está no purgatório, diz Paul Krugman
Apesar das afirmações otimistas do presidente do Federal Reserve (Banco Central Americano), Ben Bernanke, de que a economia dos Estados Unidos está perto da recuperação, os economistas Paul Krugman e Robert Reich não estão convencidos de que a perspectiva melhorou.
Publicado 24/08/2009 12:40
Em um debate realizado pelo jornal The Hunffington Post, Krugman disse que a economia está atualmente “no purgatório”. O economista afirmou que os Estados Unidos têm visto números melhores da economia recentemente, mas disse que há problemas de terminologia.
“Nós temos um problema com a terminologia, porque normalmente dizemos que a economia está em recessão ou a economia em recuperação. Ou você está no inferno, ou você está no céu. E o problema é na verdade estamos no purgatório”, afirmou.
“Na verdade, estamos em uma situação quase de certeza o PIB está crescendo (…). Mas há quase uma certeza de que estamos perdendo empregos. A taxa de desemprego vai continuar a subir”, completou Krugman.
Já Reich foi mais direto em sua avaliação. “Não há nenhuma evidência de que esta economia está indo muito melhor. O melhor que se pode dizer é que estamos piorando de forma mais lenta”.
Com agências