Sem categoria

Honduras: golpistas atacam canais de TV e rádio ligados a Zelaya

Executivos de um canal de televisão e uma rádio que apoiam o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, denunciaram nesta segunda-feira (23) que os dois meios sofreram um atentado na noite de domingo. Por conta dos ataque, as transmissões foram interrompidas.

Segundo motoristas da Rádio Globo — que tem sede na capital, Tegucigalpa —, desconhecidos com o rosto coberto chegaram no domingo à noite ao lugar onde funcionam os transmissores da emissora e os atacaram com gases tóxicos. Um guarda da emissora foi retido pelos agressores, mas não sofreu danos.

O sinal da Rádio Globo foi interrompido entre 20 e 21 horas do horário local, mas foi restabelecido parcialmente, depois das 6 horas. O Canal 36, também com sede em Tegucigalpa, sofreu igualmente um atentado no domingo à noite, segundo denúncias feitas aos canais 13 e 66. Ainda não se sabe detalhes a respeito. O sinal do Canal 36 segue interrompido.

Um porta-voz da Rádio Globo disse, na emissora, que os responsáveis do atentado são militares — o que foi rejeitado pelo porta-voz das Forças Armadas, coronel Ramiro Archaga, informou a empresa. Precedentes para a denúncia existem. Após a deposição de Zelaya, a Rádio Globo e o Canal 36 foram ocupados por militares e seu sinal esteve fora do ar durante alguns dias, o que foi condenado por diversos setores.

Da Redação, com informações da Efe