Com arte e capacitação, Sesa quer reduzir ainda mais dengue no CE

Mantida a tendência decrescente de manifestação da dengue, historicamente verificada no segundo semestre, o Ceará deverá ampliar até o final do ano a redução de 78,7% no número de notificações da doença, segundo o balanço parcial divulgado pelo Ministério da Saúde na segunda-feira, 24, que compara os números de janeiro a 4 de julho, nos anos de 2008 e 2009. Nesse intervalo, o Ceará registrou 13.334 notificações este ano e 62.610 no ano passado.

Em todo o Brasil, as notificações diminuíram 47,9%, passando de 743.517 em 2008, para 387.158 em 2009. De acordo com o último boletim da Secretaria da Saúde do Estado, o Ceará confirmou até o dia 21 de agosto 4.381 casos de dengue em 105 municípios. Foram confirmados também 18 casos de dengue hemorrágica, com três óbitos, e oito casos de dengue com complicação, com uma morte.

Mesmo com o refluxo significativo da dengue, a Secretaria da Saúde não descuida do combate ao mosquito transmissor e do controle da doença, ao manter e até ampliar as ações de mobilização social, capacitação profissional e de vigilância epidemiológica, determinantes para os resultados já conquistados. É o caso da peça teatral “Romeu e Julieta no tempo da dengue”, de autoria de José Mapurunga, que em 2008 ganhou uma versão radiofônica, distribuída em CD para os municípios cearenses. Este ano, a peça ganhou atores e figurinos, em uma montagem que estreou em maio e realizará 90 apresentações em todo o Estado até o final do ano. As apresentações priorizam as escolas e espaços públicos, com o objetivo de envolver a população no combate ao mosquito Aedes aegypti. Nesta quinta-feira ,27, a peça vai estar no Caic do Bom Jardim, em Fortaleza. No dia seguinte, 28, sexta-feira, será a vez do Liceu do Conjunto Ceará.

Entre os meses de outubro e novembro, a Secretaria da Saúde realizará cinco cursos de capacitação em dengue para as vigilâncias sanitárias dos 184 municípios do Estado. Este ano já foram realizados três cursos para médicos e quatro para enfermeiros, além de mais um previsto para setembro, com turmas de 50 participantes. Para o controle vetorial foram capacitados os supervisores gerais e gerentes de endemias dos municípios, em quatro cursos já realizados. Mais dois cursos estão previstos para setembro, em Sobral, e outubro, em Juazeiro do Norte. Além dessas ações, o Ministério da Saúde mantém no Ceará dois assessores para o acompanhamento dos 35 municípios prioritários, aqueles que apresentam maior índice de infestação predial pelo mosquito transmissor da dengue.

No final do ano, no mês de dezembro, a Secretaria da Saúde lança um alerta geral para os municípios, tendo em vista a chegada do período de proliferação do mosquito transmissor, no primeiro semestre do ano, durante a quadra chuvosa. É quando os municípios intensificam os mutirões de limpeza para eliminar os ovos do mosquito que estão depositados em latas, garrafas, pneus, cocos, tampas de refrigerantes, que são criadouros externos do Aedes aegypti.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sesa