Gestão pública de Aracaju é destaque no Nordeste

Investimentos jamais vistos em áreas estratégicas têm assegurado a qualidade da gestão da Prefeitura Aracaju nos últimos anos. Prova disso está na posição de destaque do município em vários estudos de institutos conceituados que foram veiculados recentemente. O exemplo mais recente é o IFDM, medido pela Firjan e divulgado na semana passada. No relatório final a capital sergipana aparece como a primeira colocada em nível de Nordeste e em 11º se consideradas todas as capitais do país.

Os dados são corroborados por economistas conceituados, como o presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Sumineo Nascimento. "De acordo com os dados das planilhas, no período de 2000 para 2006, Aracaju saiu de um índice de 0,6630 para 0,7945, uma evolução de 19,8%; foi a 12ª maior evolução entre as capitais no período", destaca Saumineo, lembrando ainda que "no quesito de Emprego e Renda, a evolução de Aracaju foi de 50,9%, saindo de 0,5972 para 0,9011, o que representa o 7º maior crescimento entre as capitais", afirma.

Pela escala do IFDM, que vai de 0 a 1, quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento.Entre os fatores que vêm proporcionando a evolução anual de Aracaju nos dados está a continuidade das políticas públicas implementadas no município desde o ano 2001. "O exercício da política com certa seqüencia e planejamento tem permitido esse resultado", afirma o economista Rosalvo Ferreira dos Santos, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Segundo ele, hoje a capital de Sergipe "conta com uma governança que tem dado resultado".

Como os aspectos analisados compõem as áreas da Saúde, Emprego e Renda e Educação, os cálculos para obtenção do IFDM são feitos a partir de dados oficiais dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho. "São três áreas em que a Prefeitura de Aracaju tem uma atuação direta. Na Saúde, por exemplo, se a Prefeitura adota como estratégia ampliar os serviços ambulatoriais, os de prevenção, e o que diz respeito ao pré-natal, você vai ter um resultado superior na pesquisa seguinte", observa Rosalvo Ferreira.

Inclusão produtiva

Outro ‘carro-chefe' para obtenção da primeira colocação na Região Nordeste foi o trabalho desenvolvido pela Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), que só no ano de 2008 realizou cursos de capacitação e inclusão produtiva para seis mil pessoas de baixa renda. "Com certeza é uma ação que ajuda. É uma Fundação que trata exatamente de gerar condições para que famílias mais carentes tenham condições de desenvolvimento. "É um espaço para melhorar ou reduzir possíveis disparidades", destaca o economista da UFS, lembrando que, na variável Emprego e Renda, Aracaju obteve a sexta colocação entre todas as capitais do país.

Para o estatístico Kléber Oliveira, professor do departamento de Estatística da Universidade Federal de Sergipe, as principais utilidades do índice estão na orientação do gestor e na obtenção de uma base para melhoria da política pública do município. "O exercício da Firjan é importante porque acende a discussão sobre a utilização de indicadores sócio-econômicos", ressalta o estatístico. Sobre os resultados recém-divulgados, ele diz se tratar de "uma noticia boa, porque coloca Aracaju na melhor posição", observa.