Sem categoria

Brasil comemora Dia da Visibilidade Lésbica

Várias cidades brasileiras assinalam neste sábado, 29 de agosto, o Dia da Visibilidade Lésbica. Em Brasília houve a quinta edição da Caminhada Lésbica. No Rio de Janeiro, a programação estendeu-se para todo um Mês da Visibilidade Lésbica, e a manifestação de rua ficou para este domingo (30), na Praia de Copacabana.

A 1ª Caminhada de Lésbicas e Bissexuais do Estado do Rio de Janeiro acontece a partir das 13 horas. Ela encerra uma programação que incluiu seminários, jogos de futebol, shows e mesas redondas, atividades para todos os gostos.

A organização do Mês no Rio ficou a cargo dos grupos Amazonas – Associação de Lésbicas Feministas de Niterói, Coletivo de Lésbicas Elizabeth Calvet, Fórum de Lésbicas e Mulheres Bissexuais, Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, Grupo de Mulheres Felipa de Sousa, Grupo Triângulo Rosa, Movimento D’Ellas e Núcleo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais do Grupo Sete Cores.

Na capital paulista, a Liga Brasileira de Lésbicas organizou uma Assembléia da Frente Paulista Contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto. Depois, houve exibição do filme Desejo proibido. Em Santo André, no ABC Paulista, ocorreram vários eventos no Parque Celso Daniel.

Em Salvador as comemorações começaram na terça-feira e foram até sábado. Houve uma vigília pelo fim da violência contra lésbicas e bissexuais, uma sessão especial na Câmara dos Vereadores e até uma Oficina de Defesa Pessoal.

O Dia da Visibilidade Lésbica foi instituído em 29 de agosto de 1996, em referência ao 1° Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), realizado no Rio de Janeiro. Em 2003, o 5º Senale, em São Paulo, reafirmou a data e decidiu levá-la a todo o país.

As militantes do movimento avaliam que o seu protagonismo está crescendo. Eles citam como prova a decisão da 1ª conferência Nacional GLBT, em 2008, mudando a sigla oficial para LGBT, com o objetivo de valorizar a identidade lésbica.

Da redação, com agências