Sem categoria

Michael Jackson aos 13 anos desenhava contra Guerra do Vietnã

"Parem a guerra", escreveu o futuro superastro  num desenho escolar, feito quando tinha 13 anos, e era aluno da Walton Elementary School, na Califórnia. Este e outros desenhos inéditos farão parte de uma biografia autorizada do músico que deve ser lançada ainda este ano. Michael viveu na infância o auge da Guerra do Vietnã e dos protestos populares contra ela.

O desenho (veja ao lado), de 1972, mostra um soldado em primeiro plano, tendo ao fundo aviões de guerra, bombas, canhões e explosões. O militar, com os braços esticados e um dos dedos indicadores apontando para o lado, parece executar uma das coreografias que no futuro fariam a fama de Michael Jackson.

Outros desenhos que ilustrarão o livro cobrem a adolescência do músico. Um deles, feito em 1988 durante a turnê de seu disco Bad, mostra o rosto de um menino com chapéu de marinheiro e é assinado "Boyhood MJ 88 Italy" (Infância, MJ 88 Itália).

A publicação do livro de 400 páginas, em edição de luxo pesando 12 quilos, já havia sido acertada mesmo antes da morte de Michael Jackson, no dia de 25 de junho, aos 50 anos.

Segundo a editora Kraken Opus, o livro The Official Michael Jackson Opus, com lançamento previsto para o dia 7 de dezembro, "é a única nova publicação aprovada e endossada pelo próprio Michael Jackson e pelo seu espólio".

Milhares de documentos, entre desenhos, fotos, cartas e letras de músicas escritas por Jackson foram selecionadas para o livro. Segundo a editora, há também entre esses documentos letras e anotações sobre músicas que nunca haviam sido tornadas públicas.

Mesmo antes do lançamento, o livro já está sendo vendido pela editora pela internet, ao preço de US$ 165 (cerca de R$ 310) cada um.

Com informações da BBC