Sem categoria

Comunistas mantem bancada na Câmara Baixa do parlamento japonês

O Partido Democrático (PD) venceu às eleições para a Câmara Baixa, no domingo (30), conquistando 308 das 480 cadeiras da casa e deve indicar e eleger, sem precisar da ajuda de outros partidos, seu presidente, Yukio Hatoyama, como primeiro-ministro.

O PD, que tinha 115 cadeiras, elegeu 221 deputados por voto nominal e 87 pela lista do partido através do voto na legenda. Grande parte dos eleitos são novatos e vão cumprir seu primeiro mandato na Câmara Baixa.

O Partido Liberal Democrata (PLD) pedeu 181 cadeiras, elegendo 119 deputados, sendo 64 por voto nominal e 55 por voto na legenda.

O outro partido da coalizão, o Novo Partido Komeito (NPK), perdeu 10 cadeiras elegendo 21 membros, todos por voto na legenda.

O Partido Comunista e o Partido Democrático-Social mantiveram suas bancadas com 9 e 7 cadeiras respectivamente.

Está é a primeira vez desde 1955, que o PLD fica sem maioria na Câmara Baixa e na Câmara Alta, e a quarta vez que não vai eleger um de seus membros como primeiro-ministro.

Segundo o jornal Asahi, a participação da população nas eleições foi de 69,28%, a maior desde a eleição de Kiichi Miyazawa, em julho de 1993.

Com informações do site IPCdigital.com