Sem categoria

Governo americano esquenta cabeça com oposição eleita no Japão

O governo estadunidense observa preocupado a histórica vitória do Partido Democrata do Japão nas recentes eleições e sua possível repercussão nas relações bilaterais, escreveu nesta quarta-feira (2) o jornal americano The New York Times.

"Dentro da administração Barack Obama há olhos que vem com receio as mudanças acontecidas em Tóquio, pois poderão significar a readequação de políticas vantajosas para Washington", sugerem fontes do governo consultadas pelo jornal.

Entre os maiores temores, sobressai o possível distanciamento do Japão de seus compromissos no Afeganistão, ou a reorganização de tropas americanas no arquipélago nipônico, como prometeu o partido eleito.

A vitória dos democratas obriga a Casa Branca a tratar, pela primeira vez em décadas, com um governo japonês desconhecido por completo, o qual destaca-se por sua postura mais crítica em relação aos Estados Unidos, reflete o diário novaiorquino.

"Há o medo de uma mudança dramática nas relações bilaterais, ninguém sabe o que acontecerá", explicou o especialista de política externa no American Enterprise Institute de Washington, Michael Auslin.

Entretanto, alguns vislumbram sinais vantajosos na renovação política, pois as novas figuras renovam a imagem do Japão, diante de interlocutores considerados "incômodos" pelos estadunidenses, como os chineses e os norte-coreanos.

Embora o líder do partido e suposto primeiro ministro reclame um maior protagonismo de seu país na Ásia, o que pode resultar em um incômodo para a Casa Branca, os especialistas aguardam que sua posse não ameace a aliança histórica entre os dois países, construída com a vitória americana na Segunda Guerra Mundial.

Com informações da Prensa Latina