Sem categoria

Congresso elege nova diretoria da Contee

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) realizou o seu sétimo congresso neste fim-de-semana em São Paulo. A professora Madalena Guasco Peixoto foi reeleita presidente em uma chapa unitária com 589 votos favoráveis, com apenas 15 votos nulos e 15 abstenções. 630 delegados estavam aptos a participar do congresso que definiu por manter a entidade filiada à CUT, mas mantendo uma relação estreita com a CTB.

- Enio Fernandes

O processo eleitoral transcorreu com tranquilidade, tendo sido apresentada uma chapa única para a votação. A composição da chapa unitária reflete o esforço de construir e manter a unidade da Confederação em torno da luta política sindical em defesa da educação pública e pela regulamentação do setor privado de ensino.

Relação com as Centrais Sindicais

A decisão política mais importante foi a manutenção da entidade filiada à CUT, mas com a CTB recebendo o status de entidade quase filiada, configurando uma espécie de dupla filiação. A logomarca da CTB aparecerá nos materiais da Contee, a Confederação participará oficial e formalmente dos eventos cetebistas e a contribuição financeira para as duas centrais sindicais será proporcional à representatividade de cada uma delas. O VII Conatee aprovou ainda a filiação à Internacional da Educação (IE) e à Federação Internacional de Sindicatos de Educadores (Fise).

Segundo destacou a Coordenadora Geral da Contee, Madalena Guasco, as principais deliberações políticas priorizaram o fortalecimento da Confederação e destacaram a análise da conjuntura política nacional e internacional, além de definir o posicionamento da entidade no enfrentamento da crise do capital. “Nós fizemos também alguns ajustes estatutários fundamentais para o aprimoramento do funcionamento da Contee e tiramos uma tese importante no âmbito da educação, que faz uma análise de como o patrão, de forma mais agressiva, tem se articulado. Tal constatação exigirá um trabalho mais profissional no enfrentamento com o patroal, que está formando um bloco político de pressão”, afirmou.

A nova diretoria eleita

Durante todo o VII Conatee foram debatidos os mais importantes temas relacionados à conjuntura nacional e internacional, educação, ao funcionamento e atuação da entidade e ao envolvimento dela com as demais entidades dos movimentos sociais. A relação de nomes da nova diretoria da Contee para o triênio 2009-2012 já foi definida. No Portal da Contee você encontra informações completas sobre a atividade, galeria de imagens, vídeos e lista da nova diretoria. A cobertura online do Congresso, realizada em tempo real pelo site Twitter, também foi muito bem sucedida e recebeu elogios de participantes e diretores. Visite aqui.

A avaliação da Professora Madalena sobre o Congresso foi positiva. “Foi um Congresso exitoso, que coloca a Confederação ainda mais forte e mais consolidada, e que levou também a uma discussão madura sobre o movimento sindical na atualidade. Em cima disso, se formouma tese de unidade sobre o relacionamento da Contee com as Centrais Sindicais, reconhecendo o papel da CTB e da CUT como as principais centrais que atuam na base da Confederação. A chapa unitária congregou todas as forças que compõem a entidade na compreensão de que a Contee é um instrumento de luta que precisa continuar unitário”, concluiu Madalena.

Com Contee e Blog Nivaldo Santana