Ministro anuncia PAC da Mobilidade na Conferência
O ministro da Cidades, Márcio Fortes, afirmou nesta terça (1º), no auditório Nereu Ramos da Cãmara dos Deputados, durante a abertura da X Conferência das Cidades, que o governo vai lançar o PAC da Mobilidade, uma variante do Programa de Aceleração do Crescimento voltada para a mobilidade urbana, a exemplo dos PACs da habitação e infraestrutura, já em andamento. A conferência é uma promoção da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara.
Publicado 01/09/2009 15:46
Segundo o ministro, o programa ainda está em discussão dentro do governo e terá como gancho as obras para a Copa do Mundo de Futebol 2014 e, possivelmente, para as futuras Olimpíadas a se realizarem no Brasil, caso o País seja aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional.
De acordo com Márcio Fortes, não havia antes um planejamento básico para grandes obras em escala nacional de transporte urbano nem memorial descritivo para essas obras, etapas essenciais para tirar os projetos do papel.
Organização e planejamento
"O País, antes do PAC [o original], não tinha a tradição de um programa de desenvolvimento organizado e planejado. Isso dificulta um pouco o trabalho, porque é preciso de equipes técnicas", ressaltou.
O ministro destacou que o governo federal precisa das prefeituras e governos estaduais para esse trabalho. "Isso sem falar que todas as ações passam por umas série de instâncias, como o Tribunal de Contas da União (TCU)", acrescentou.
A Conferência das Cidades – hoje e amanhã – vai discutir ações, experiências e programas relativos a transporte coletivo urbano, meios alternativos de transporte nas cidades, tarifas dos serviços de transporte coletivo, acessibilidade, mobilidade urbana sustentável e políticas públicas para o setor.
Fonte: Agência Câmara