Sem categoria

Após encontro com Fidel, Oliver Stone lança filme sobre Chávez

Em texto publicado nesta quinta-feira (3), o ex-presidente cubano Fidel Castro disse que conversou com o cineasta norte-americano Oliver Stone sobre o filme W — uma paródia do ex-presidente norte-americano George W. Bush. Fidel, afastado do poder desde que se adoentou há três anos, não esclareceu quando nem como conversou com Stone, a quem já deu dezenas de horas de entrevistas no passado para que o diretor usasse em seus documentários Comandante (2003) e Looking for Fidel (2004).

Em janeiro, o cineasta voltou a Cuba para entrevistar o atual presidente, Raúl Castro. Já nesta semana, Stone lançará South of the Border — um documentário sobre o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aliado de Fidel Castro. O filme tem depoimentos de líderes sulamericanos como Lula e Evo Morales

"Afirmei meu ponto de vista sobre a responsabilidade que cai sobre Bush em recente encontro com o cineasta norte-americano Oliver Stone ao comentar seu filme W”, escreveu Fidel em uma coluna publicada pelo jornal oficial Granma. O líder cubano, de 83 anos, criticou os "erros e horrores" de Bush, como o uso de torturas e sua recusa em assinar o Protocolo de Kyoto sobre o aquecimento global.

Falando sobre as opiniões que deu a Stone, Fidel indica que "depois dos erros e horrores políticos" de Bush, o ex-vice-presidente Dick Cheney justifica as torturas ordenadas à CIA. "Trata-se, entendam bem, de um problema elementar de ética política: 'o fim não justifica os meios'. A tortura não justifica a tortura; o crime não justifica o crime", afirma.

Fidel também expressou preocupação: "Talvez mais da metade" dos americanos apiia a "pérfida política" de Cheney, o que — estima — "seria uma prova do abismo moral ao qual pode conduzir o capitalismo desenvolvido, o consumismo e o imperialismo".

Chávez em Veneza?

Chávez, o novo biografado de Stone, realiza um giro de duas semanas por países como Líbia, Irã e Rússia, com objetivos comerciais e diplomáticos. Na segunda-feira, porém, o líder da Revolução Bolivariana pode seguir para Veneza, a fim de assistir ao documentário centrado em sua figura. O filme de Stone tem a intenção de mostrar "a verdade" sobre Chávez, partidário do "socialismo bolivariano".

“Não sei se irei", disse Chávez sobre a première. “Estamos checando o cronograma. Oliver me enviou uma carta dizendo que esperava que alguns de nós (líderes latino-americanos) estivéssemos lá." O filme é um dos vários no tradicional festival com críticas ao capitalismo.

Da Redação, com agências