Farmácia Popular comemora quatro anos de funcionamento em Aracaju

Neste dia 2 de setembro, a Farmácia Popular do Brasil completa quatro anos de funcionamento na capital sergipana. A data foi comemorada com festa pelos funcionários da unidade. O programa disponibiliza centenas de tipos de remédios a preços mais acessíveis, possibilitando que pessoas de baixa renda tratem de forma correta suas enfermidades sem que os gastos com medicamentos causem tanto impacto ao orçamento familiar.

Implantada em 2005 em Aracaju, a Farmácia Popular conta com uma equipe de funcionários preparados para atender a população. "A cada dia ficamos mais satisfeitos em perceber que a demanda vem aumentando. Há dois meses, atendíamos aproximadamente 400 pessoas por dia. Hoje já são 600", comemora o enfermeiro da unidade, Kepler Araújo Silva.

A gerente da Farmácia Popular, Cristiane Trindade, afirma que o sentimento de dever cumprido cresce a cada dia ao ver o número de famílias beneficiadas pelo programa. "Aqui nós recebemos pessoas com diversos problemas, como hipertensão, diabetes, colesterol, gastrite, entre outros. São pessoas que chegam a economizar R$ 80 reais ou mais na compra de apenas um medicamento. Ajudar essas pessoas que precisam é muito gratificante", afirma Cristiane.

Farmácia Popular

A Farmácia Popular oferece 107 itens, todos enviados diretamente pelo laboratório Fiocruz, parceiro do Ministério da Saúde no programa. Comprados com recursos federais, os medicamentos são revendidos a preço de custo.

Enquanto o laboratório cria os medicamentos e o Governo Federal se responsabiliza pelos custos, a Prefeitura de Aracaju oferece a infra-estrutura necessária para a prestação dos serviços. A participação do município inclui o aluguel do prédio e a contratação de pessoal.

Além do preço dos produtos, o sucesso da Farmácia Popular se deve à qualidade do atendimento prestado à população. "Nós contamos com oito funcionários para atender a sociedade. São seis atendentes, dois agentes de limpeza e dois farmacêuticos", explica Kepler.
Funcionamento

Segundo Cristiane Trindade, qualquer pessoa pode comprar medicamentos na Farmácia Popular, desde que apresente, no ato da compra, a receita prescrita por um médico.

"Um dos nossos propósitos é reduzir o índice de automedicação e alertar a população sobre os riscos de tomar medicamento sem prescrição", explica, lembrando que tomar remédios sem orientação médica pode trazer sérios problemas à saúde.

A Farmácia Popular funciona na Rua Estância, nº 722, Centro. O atendimento vai de segunda a sexta, das 8 às 18 horas (sem fechar para o almoço), e aos sábados, das 8 às 12 horas. Os telefones para contato são: (79) 3179-1981 e (79) 3179-1982. Farmácia Popular comemora quatro anos de funcionamento em Aracaju