Lula Morais elogia atitude de Cid Gomes no lançamento do pré-sal
O deputado Lula Morais (PCdoB) elogiou, na manhã desta quarta-feira (02/09), a atitude do governador do Estado, Cid Gomes (PSB), em ter se levantado e saído da reunião de lançamento do marco regulatório do pré-sal. “Ele foi contra o posicionamento retrógrado que estão tendo os governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo com relação à exploração dos campos petrolíferos”, comentou.
Publicado 03/09/2009 09:35 | Editado 04/03/2020 16:34
Conforme Lula Morais, o governador do Estado protestou porque os três estados seriam os mais beneficiados segundo o projeto que está sendo apreciado no Congresso Nacional. Ainda segundo Lula, os três estados, pelo sistema de concessão, recebem a maior quantidade dos royalties brasileiros. “Os royalties são distribuídos principalmente onde existem bacias de petróleo. Para se ter uma idéia, o Rio de Janeiro fica com 65% dos royalties que são recolhidos no Brasil”, disse.
Lula lembrou que, com o pré-sal, haveria a criação de um Fundo com o objetivo de dar mais “sustentabilidade ao nosso desenvolvimento, com recursos devendo ser aplicados em educação, desenvolvimento e saúde”. Contudo, segundo Lula, os governadores dos três estados “se rebelaram para que não haja uma alteração da legislação no que diz respeito à melhor distribuição desse Fundo”. Conforme ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “jogou a decisão para o Congresso”.
Ele disse, ainda, que o governador Cid Gomes precisa ter coragem para encabeçar um movimento com todos os demais governadores que não concordam com a opinião dos governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL