Sem categoria

Premiê grego antecipa eleições gerais

O primeiro ministro da Grécia, Costas Karamanlis, anunciou na noite de quarta-feira (2) a realização de eleições gerais antecipadas durante uma mensagem à nação transmitida em cadeia de televisão.

Antes do anúncio, Karamanlis destacou a necessidade de reformas e medidas imediatas e significativas para lidar com as repercussões da crise econômica internacional e o que descreveu como problemas de décadas de obsolecência na economia nacional e no setor público.

Entre outras coisas, o primeiro ministro assinalou que é imperativo estabelecer uma estrita disciplina fiscal, realizar uma "guerra" contra a evasão fiscal, um problema severo no país, e realizar reformas estruturais. Entretanto, indicou que as reformas necessitam de um sistema político "estável".

Karamanlis disse que já informou ao presidente Karolos Papoulias sobre sua decisão e que visitará o presidente na sexta-feira, para solicitar de maneira oficial a realização de eleições antecipadas.

No geral, será necessário um mês na Grécia para se realizar as eleições, a partir do momento do anúncio pela presidência do país.

O período governamental de quatro anos de Karamanlis se encerraria em 2011. Mas partido da Nova Democracia, de direita e no governo, se viu tragado por escândalos de corrupção durante o último ano e sofre uma pressão cada vez maior pela convocação de uma nova eleição antecipada.

Fonte: Xinhua