Sem categoria

Estados Unidos continuam a dificultar viagem de cientistas a Cuba

O presidente da Sociedade Cubana de Ortopedia e Traumatologia, Rodrigo Álvarez Cambras, denunciou que o governo dos Estados Unidos está "obstaculizando" a viagem de cientistas americanos a um congresso que será realizado neste mês na ilha. A informação foi publicada neste sábado na imprensa local.

Os médicos americanos não conseguiram obter as permissões do Departamento do Tesouro e do Departamento de Estado norte-americano. As duas são necessárias para viajar para Cuba devido ao covarde bloqueio econômico e comercial que Washington aplica à ilha desde 1962.

Segundo Cambras, os impedimentos demonstram “a permanência inalterável do bloqueio”, e lamentou que os americanos não pudessem aceitar o convite para participar do 20º Congresso Internacional Cubano de Ortopedia e Traumatologia, que começará no dia 21.

Cambras — que também é deputado e preside o comitê organizador do congresso — não revelou o nome dos americanos convidados, mas o semanário oficial "Opciones" informou que a delegação dos Estados Unidos para o evento seria formada por John Feagin, Merrill Richter, F. Chadwick Smith e William B. Stetson, entre outros.

Cuba espera a presença de 400 especialistas no congresso, a maioria procedente do México, Espanha, Canadá, Japão, Argentina, Rússia, França, Guatemala, Honduras, Alemanha, Nicarágua, Paquistão e Iêmen. A denúncia de Cambras foi feita um dia depois que o governo do presidente americano, Barack Obama, pôs em vigor as medidas anunciadas em abril, para afrouxar o bloqueio.

Da Redação, com informações da Efe