Crise: Lula Morais comemora resultados da economia brasileira

O deputado Lula Morais (PCdoB) comemorou, na sessão plenária desta terça-feira (08/09), os resultados da economia brasileira diante da crise mundial. Ele ressaltou as declarações de analistas que colocam o Brasil em um lugar mais importante com a crise econômica. Conforme ressaltou o parlamentar comunista, na avaliação de especialistas, o Brasil está saindo da atual crise fortalecido em relação aos países desenvolvidos.

Para Lula Morais, a avaliação dos especialistas indica que o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva tinha razão ao afirmar que a crise não passava de uma “marolinha” para o Brasil. “Entramos por último e saímos primeiro desse problema que foi criado pelos Estados Unidos”, afirmou Lula Morais.

De acordo com o deputado, os analistas afirmam que apesar de o Brasil não ter sido poupado da crise, como alguns defendiam, o País está no caminho para sair da recessão com indicadores relativamente saudáveis, quando comparados aos das principais economias do mundo.

Conforme ressaltou Lula Morais, o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o País, ao lado de outros emergentes, se recupere da crise mais rapidamente e também amplie a margem de vantagem em relação ao crescimento dos países ricos. Segundo expôs o parlamentar, o FMI estima que as economias emergentes cresçam 1,5% neste ano, enquanto os países desenvolvidos terão retração de 3,8%. Em 2010, quando as economias avançadas devem crescer 0,6%, segundo o FMI, os países emergentes estarão crescendo quase oito vezes mais rápido: a 4,7%.

“O Brasil tem se firmado com uma política voltada para o fortalecimento dos instrumentos públicos”, disse Lula, referindo-se aos bancos públicos e a empresas públicas como a Petrobras. O deputado Artur Bruno (PT) corroborou com o deputado comunista. Para o petista, quem está dando crédito para sustentar a economia do Brasil são os bancos públicos como Banco do Brasil, Caixa Economia Federal, BNDES e BNB. Além disso, ele lembrou que a Petrobras é a empresa que mais investe no Brasil.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da AL