Sem categoria

Venezuela reconhece independência de Ossétia do Sul e Abkhásia

A decisão de reconhecer a independência de Abkhásia e da Ossétia do Sul, anunciada nesta quinta-feira (10) em Moscou pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi previsível, segundo expressou à agência de notícias russa RIA-Novosti o colaborador do Instituto de Estudos da América Latina, da Academia de Ciências da Rússia, Emil Dabaguián.

"Considero que é uma decisão previsível, pois não faz muito tempo que no parlamento venezuelano foram celebradas audiências sobre o tema em questão, e muitos deputados se pronunciaram a favor de reconhecer a independência destas repúblicas. Também no ano passado Chávez fez uma ligação para o premiê Vladímir Pútin, para expressar apoio à operação de imposição da paz contra a Geórgia, desenvolvida pela Rússia, e condenar o imperialismo estadunidense nesta situação… daí tal passo foi previsível e Chávez o anunciou expressamente durante a atual visita", completou o especialista.

O cientista lembrou que esta é a oitava visita do dirigente venezuelano à Rússia. "Chávez chegou a Moscou para rever seus amigos, como costuma dizer. Sobretudo com o o premiê Pútin, ao qual, em diversas ocasiões, fez convites para visitar a Venezuela, e também com o presidente Dmitri Miedvédev, que visitou a Venezuela no primeiro ano de seu mandato", comentou Dabaguián.

Chávez oferece benefícios para a instalação de empresas russas de energia na Venezuela, assim como promove uma intensa cooperação militar com a Rússia, concluiu o cientista.

Fonte: RIA-Novosti